Fim do Estado de Alerta Especial - Furacão LORENZO

Quarta, 02 Outubro, 2019

Após a passagem do furacão LORENZO pelo arquipélago dos Açores, e face à melhoria das condições meteorológicas registadas no Grupo Oriental, em especial na ilha de Santa Maria, foi declarado o fim do estado de alerta especial para o Município de Vila do Porto, a partir da 14h30 do dia 2 de outubro, sendo efetuada a desmobilização operacional do dispositivo.

Durante o período em que o dispositivo municipal de proteção civil esteve acionado, não foram registadas quaisquer ocorrências resultantes da passagem do furacão LORENZO. A evolução da situação foi acompanhada em permanência pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em estreita articulação com o SRPCBA e com Sr. Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

Em Santa Maria, foram envolvidos e acionados em regime de prevenção os meios e recursos da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bombeiros Voluntários de Santa Maria, Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, PSP de Vila do Porto, GNR, Regimento de Guarnição n.º2 de Santa Maria, Autoridade Marítima, Unidade de Saúde, Instituto de Ação Social dos Açores, Juntas de Freguesia, Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Portos dos Açores e Associação de Radioamadores Marienses. A todos os intervenientes é de realçar a disponibilidade e sentido de missão no cumprimento das operações.

 

Mais se informa que, por estar em vigor até às 21h00 do dia 2 de outubro, o aviso meteorológico do IPMA para agitação marítima no grupo oriental, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila do Porto continuará a acompanhar o evoluir da situação.

O Município de Vila do Porto, enaltece igualmente o comportamento e sentido cívico de todos os munícipes no cumprimento das recomendações emitidas pelas autoridades e agentes de proteção civil.

Lembre-se a Proteção Civil é uma tarefa de todos!