Nota Informativa - Abastecimento Público de Água (atualização)

Segunda, 18 Maio, 2020

O Município de Vila do Porto, no seguimento das notas informativas emanadas anteriormente, informa que se mantém a grave situação em que se encontra o abastecimento de água para consumo humano em toda a ilha.

Esta situação deve-se a uma conjugação de fatores:

- A avaria num dos principais furos de captação de água para abastecimento público que levou à sua total inoperância, conjugado com a impossibilidade de deslocar à ilha pessoal técnico especializado, até à data, para solucionar o problema;

- A reduzida pluviosidade que se fez sentir nas últimas semanas, levando a que as reservas de água nos furos se escasseiem, impossibilitando a manutenção da regularidade do abastecimento normal de água para as habitações;

- A manutenção de elevados níveis de consumo de água por parte da população, que não permite manter reservas mínimas de água nos tanques de armazenamento.

O Município de Vila do Porto, através da equipa de operacionais do Serviço de Águas, encontra-se a trabalhar arduamente para manter o normal funcionamento da rede de abastecimento de água, contando com a valiosa colaboração do IROA, da Agromariense Coop. e de alguns/as empresários/as agrícolas a título privado.

Esta situação só será ultrapassada com a colaboração de todos/as através da contenção e poupança de água ao mínimo essencial.

Apela-se, desta forma, que toda a população seja consciente nos gastos de água que tem, evitando regas desnecessárias ou mesmo lavagens de veículos.


Feche a torneira pela sua Ilha!