Seminário FAMÍLIA (S) – Discriminação, Cidadania e Igualdade

Segunda, 23 Maio, 2016 | Fonte: CMVP; CHSMA CVP

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família 2016, a Câmara Municipal de Vila do Porto, em parceria com o Centro Humanitário de Santa Maria da Cruz Vermelha Portuguesa, realizou no passado dia 14 de maio a 3.ª Edição do Seminário FAMÍLIA (S), subordinado ao tema da Discriminação, Cidadania e Igualdade.

Na sessão de abertura do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, fez referência ao trabalho que o executivo, com o apoio de todos os colaboradores, tem feito ao longo dos dois mandatos, no sentido de “combater a discriminação, (…) trazer ao de cima a cidadania e (…) promover a igualdade”, sempre com a noção de que é um trabalho em desenvolvimento.

Foram, ainda, apresentadas as Atas da 2.ª ed. do Seminário FAMÍLIA (S), realizado em 2015, que ficarão disponíveis para memória futura na Biblioteca e Arquivo Municipal de Vila do Porto e no site do Município de Vila do Porto, separador «serviços», «intervenção social», «comemorações do dia internacional da família», «Seminário FAMÍLIA (S) - 2ª edição - 2015». Paralelamente, as gravações originais (formato digital) da 1.ª e 2.ª ed. do referido evento ficaram disponível para consulta na Biblioteca Municipal.

O evento, que contou com a participação de 40 pessoas, teve o objetivo de proporcionar um espaço de partilha de saberes teórico-práticos sobre temas relacionados com discriminação, cidadania e igualdade. Este seminário constituiu o primeiro evento na ilha a introduzir o tema sob diversas áreas científicas, numa tentativa de desmistificar conceitos e promover um debate consciente.

Considerando o investimento atual nesta área por parte do Município, uma vez que estão a decorrer os trabalhos de diagnóstico interno para a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade, os conhecimentos apreendidos serão relevantes na sua prossecução.

Share