2ª. Edição MINI JORNADAS DO AMBIENTE

Quinta, 09 Junho, 2016 | Fonte: cmvp

Programa Bandeira Azul –  

 

“Um percurso de 22 anos na ilha de Santa Maria”

 

 A Câmara Municipal de Vila do Porto e o Parque Natural de Ilha, em parceria com o Centro Humanitário de Santa Maria da Cruz Vermelha Portuguesa, promoveram no passado dia 4 de junho, a 2ª. edição das Mini-Jornadas do Ambiente, na Biblioteca e Arquivo Municipal.

 

A iniciativa inserida nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente (5 junho) e Programa Bandeira Azul, enquadrou-se na temática anual lançada pela Associação Bandeira Azul “30 anos, 30 critérios, um objetivo”, ano em que é celebrado, o trigésimo aniversário do Programa a nível nacional.

 

Programa Bandeira Azul- “Um percurso de 22 anos na ilha de Santa Maria”, foi o lema escolhido em 2016, para destacar os 22 anos, em que o Município de Vila do Porto participa neste Programa.

 

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, na sessão de abertura do evento, enumerou os inúmeros esforços que o Município tem feito para manter e melhorar a qualidade das zonas balneares a seu cargo, reforçando a importância das parcerias e das responsabilidades partilhadas.

 

O painel de palestrantes contou com a presença da Drª. Fátima Vieira, Diretora da Associação Bandeira Azul, do Drº. Filipe Porteiro, Diretor Regional dos Assuntos do Mar e o Profº. José de Melo, coordenador do CADEP-CN, tendo como moderadora, a Drª. Nélia Figueiredo, docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Foi também apresentado pelo Dr.º Filipe Porteiro o Plano de Ação para o Lixo Marinho nos Açores (PALMA).

 

A sessão de encerramento ficou a cargo da Dra. Rita Câmara, Diretora do Parque Natural de Ilha, que além dos habituais agradecimentos e evidencia à qualidade das palestras, aproveitou para fazer uma breve referência a todo o trabalho que o Parque Natural tem realizado no âmbito do Programa Bandeira Azul e de outros programas relacionados com o ambiente, quer seja pela gestão das zonas balneares da sua responsabilidade, quer das atividades de educação ambiental da responsabilidade da Ecoteca. No final ficou o reforço da importância deste tipo de eventos e a esperança que no ano de 2017 seja realizada a 3.ª ed. das Mini Jornadas.

 

Como forma de complementar a iniciativa, esteve patente neste dia uma exposição de vestuário e material de salvamento dos Nadadores Salvadores, bem como, documentação relacionada com o Programa Bandeira Azul na ilha de Santa Maria, mais concretamente, a fase inicial de candidatura ao galardão Bandeira Azul no concelho.

 

Share