ACADEMIA DE VERÃO DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Quarta, 20 Julho, 2016 | Fonte: CMVP; UA

O Município de Vila do Porto, promove no início do ano letivo a entrega de prémios ao melhor aluno de cada ano. Os alunos do 10º, 11º e 12º são comtemplados com a participação na Academia de Verão da Universidade de Aveiro, iniciativa à qual se associou o Município e que permitiu a Henrique Chaves, cujo desempenho escolar lhe permitiu obter a melhor média do 11º ano, de ser premiado com uma das três bolsas concedidas ao Município e deste modo poder viver uma experiência única nas férias de verão.

Abaixo seguem os testemunhos que Henrique Chaves e Ezequiel Araújo, Vereador da Câmara Municipal de Vila do Porto, deram à Universidade de Aveiro:

Já Henrique Chaves, 16 anos, (à esquerda na foto) veio expressamente dos Açores (Santa Maria) para participar na Academia de Verão. O seu desempenho escolar exemplar – no final do 2.º período teve a melhor média do 11.º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria - valeu-lhe uma das três bolsas concedidas pela autarquia de Vila do Porto para participar nesta iniciativa de uma Universidade que considera ter boa qualidade, tanto a nível de condições de estudo como de docentes. Escolheu o ‘P4- eletrónica e informática’ por ser o programa que se enquadrava nos conteúdos que mais aprecia e em que gostaria de vir a trabalhar. “É interessante ter oportunidade de ganhar experiência nesta área.”, admite o aspirante a Engenheiro Mecânico que com esta experiência espera “aprender muita coisa nova e divertir-me”.

O Vereador da Câmara Municipal de Vila do Porto, Ezequiel Araújo, não tem dúvidas: “A Educação assume um papel fundamental e de charneira na construção da sociedade em que estamos inseridos. O panorama global da Educação ao nível das taxas do sucesso escolar no país são ainda reduzidas face ao objetivo pretendido e nos Açores são ainda muito mais. O objetivo do atual executivo da Câmara Municipal de Vila do Porto com a atribuição de um prémio de Excelência (ao 2.º e 3.º Ciclo com um apoio financeiro e ao Secundário com a participação numa Academia de ocupação cientifica como a da Universidade de Aveiro), é precisamente incentivar os alunos, na sua generalidade, para um melhor desempenho escolar". Paralelamente, diz ainda o Vereador da autarquia de Vila do Porto, "a participação dos melhores alunos do 10º., 11º. e 12º anos nas Academias, além dos conteúdos programáticos que abordam e do convívio enriquecedor, é uma forma facilitadora da transição entre o ensino secundário e o superior.” E conclui: “O feedback que nos tem chegado por parte dos alunos, bem como dos encarregados de Educação é extremamente positivo pelo que enquanto assim for continuaremos a investir neste projeto.”


Poderá ler a notícia na íntegra aqui: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=47107 

Share