MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO CONCORRE AO PRÉMIO VIVER EM IGUALDADE

Sexta, 02 Setembro, 2016 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto apresentou, no passado mês de agosto, candidatura ao Prémio Viver em Igualdade.

Esta iniciativa, que decorre da aplicação do V Plano Nacional para a Igualdade elaborado pelo Governo da República, consiste numa distinção relacionada com os melhores locais para viver em igualdade e destinada a dar ênfase e divulgar as boas práticas dirigidas  à promoção da igualdade de género, cidadania e não discriminação.

De entre as 19 Câmaras da Região Autónoma dos Açores, concorreram apenas 5, sendo o Município uma delas, tendo assim aproveitado para divulgar ações formativas, aspetos relacionados com comunicação, e outras iniciativas de sensibilização.

Recorde-se que com a entrada em vigor do novo Regime Jurídico das Autarquias Locais, em 2014, as autarquias têm a competência legal para “Assegurar a integração da perspetiva de género em todos os domínios de ação do município, designadamente através da adoção de planos municipais para a igualdade”, não sendo este desígnio exclusivo de qualquer organismo, que esteja na dependência administrativa do Governo Central ou Regional, mas é também extensível à atuação das autarquias.

Relativamente à estratégia municipal para a igualdade, o Município conta poder divulgar o Plano Municipal a partir do próximo mês de outubro.

 

 

Share