GALARDÃO "MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO 2016"

Terça, 22 Novembro, 2016 | Fonte: CMVP

O Vereador com o Pelouro do Desporto, Ezequiel Araújo, recebeu dia 17 de novembro de 2016, o Galardão “Município Amigo do Desporto 2016” entregue ao Município de Vila do Porto pela APOGED – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto em parceria com a Cidade Social, durante o XVII Congresso desta associação, na cidade de Setúbal.

De Salientar também a participação do Técnico Superior de Desporto, Henrique Melo, no XVII Congresso da APOGESD, na cidade de Setúbal, onde o tema principal foi Desporto e Saúde com dezenas de preletores de renome Nacional e Internacional. Foram apresentadas diferentes visões e experiências de boas práticas de Gestão Desportiva em países como Finlândia e Espanha.

Este galardão é um projeto da APOGESD em parceria com a Cidade Social e pretende reconhecer, distinguir e promover as boas práticas ao nível da gestão desportiva dos municípios portugueses.

Assim, o galardão “Município Amigo do Desporto” assentou em dez áreas de análise, nomeadamente: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

O galardão vai reunir uma rede de cidades nas quais a APOGESD se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português.

De entre os vários benefícios que advém deste prémio para o Município, destaca-se o acesso a banco de indicadores de benchmarking de gestão do desporto, após a sessão de atribuição dos galardões, formação para técnicos, divulgação de boas práticas desenvolvidas e acesso às de outros municípios.

Tem vindo a ser intenção deste Município desenvolver boas práticas de gestão desportiva, não só na organização e gestão interna mas também na criação de condições para que os clubes e associações locais possam desempenhar um papel que é fundamental para o desenvolvimento de toda a população da ilha de Santa Maria. São incontáveis os estudos que comprovam que o Desporto e Atividade Física são matérias essências para a prevenção de doenças e desenvolvimento pessoal.

Share