CONFERÊNCIA SOBRE METODOLOGIA DO TREINO

Segunda, 06 Fevereiro, 2017 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, em parceria com o Azores Columbus Trail Run e o Núcleo de Pedestrianismo, Ambiente e Trail Run do GD Gonçalo Velho,  irá organizar no próximo dia 10 e 11 de fevereiro uma Conferência Sobre Metodologia do Treino. Embora seja gradualmente direcionada para a modalidade de Trail Running, este tema irá ser abordado inicialmente de uma forma geral que se pode ligar a todas as modalidades. 

Este evento conta também com uma intervenção no dia 10 de fevereiro na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, cujo o objetivo é transmitir aos alunos a importância do planeamento de treino e incutir hábitos que são essências na prática desportiva.

A atividade terminará no sábado dia 11 de fevereiro com uma intervenção prática para os praticantes/Atletas de Trail Running e Running na Escola Básica e Secundária de Santa Maria. A participação nesta atividade está sujeita a inscrição prévia (Nome, Data de Nascimento) para o seguinte email – Henrique.melo@cm-viladoporto.pt

Poderão acompanhar no seguinte link, https://www.youtube.com/watch?v=5-TdbrYtNhM, o trabalho do conceituado Professor e Treinador de ultradistâncias Paulo Pires que será o preletor desta Conferência, uma pessoa com vasta experiência e Formação na área.

Professor Paulo Pires:

Curriculum Vitae:

Treinador de UltraDistâncias, UltraTrail, Triatlo, Maratonas 

Licenciado em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, na opção de Desporto de Alto Rendimento. 

Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP. 

Professor de Educação Física/Desporto.  

Modalidades que praticou (como atleta, monitor, e/ou treinador): Atletismo, Natação, Polo-Aquático, Canoagem, Badminton, Montanhismo/Alpinismo. 

 

Resultados Relevantes:

•  Ter terra de Angola, raízes da Pampilhosa da Serra, sal de Aveiro, inquietude da UPorto e amigos pelo mundo fora.

•  Ter contribuído como treinador (ARMADA-APT) para a afirmação e consolidação internacional do Trail Running Português.

•  Desde de 2011 colabora na investigação científica pioneira com ultrarunners, em parceria com a FADEUP/LABIOMEP (Ana Sousa, JP Vilas-Boas, Ricardo Fernandes...) e o CMEP, que lhe permitiu desenvolver e aperfeiçoar uma metodologia de treino de base aeróbia e personalizada, em função do perfil biométrico do atleta.

•  Ser o treinador a nível internacional com mais Finishers e TOP20 no circuito do UTMB, assim como noutros desafios nacionais e internacionais (MIUT, EGT, GTSA, UTAX, RdC, UTAT, GRP, TdG, DdF, LUT, MMB, TGC, IROMAN, Comrades..). 

Share