2ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE POESIA – DIA DOS IRMÃOS

Terça, 23 Maio, 2017 | Fonte: CMVP

Por forma a assinalar o Dia dos Irmãos na ilha de Santa Maria o Município de Vila do Porto promoveu a 2.ª edição do concurso de poesia. Desde 2015 que existe um esforço por parte do Município em assinalar este dia na comunidade mariense, fruto do desafio da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Esta atividade, em particular, teve a finalidade de desafiar a população em geral a escrever um poema relacionado com o tema da família/irmãos. 

A receção dos poemas decorreu até ao dia 28 de abril de 2017.

A seleção dos poemas foi feita pelo Professor Daniel Gonçalves que na sua avaliação refere que “faz parte da natureza do texto poético interferir com a apreciação pessoal, que é sempre subjetiva”. 

Da apreciação crítica geral, Daniel Gonçalves menciona que “Todos os poemas mostram um domínio das técnicas de construção do texto poético, usando os recursos essenciais para o tornar musical. O tema foi tratado com emoção e sentimentos pessoais, sem serem exclusivamente intimistas. O poema que mais se destacou trata o tema com um carinho e amor especiais. É terrenta a forma como encara a presença de um irmão”.

Os resultados da 2.ª edição do concurso de poesia Dia dos Irmãos é o seguinte:

1.º lugar – ‘Para Ti’ de Lara Coutinho

2.º lugar – ‘Dia dos Irmãos’ de Zenália Freitas

3.º lugar – ‘Irmão’ de José Almeida

4.º lugar – ‘Irmão’ dos Idosos do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto

Poderá consultar os poemas abaixo.

Share