III EDIÇÃO - MINI JORNADAS DO AMBIENTE

Terça, 23 Maio, 2017 | Fonte: CMVP

A Câmara Municipal de Vila do Porto, em parceria com o Parque Natural de Ilha de Santa Maria, promoveu no passado dia 3 de junho a 3ª. edição das Mini Jornadas do Ambiente, este ano dedicado ao tema do “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

A iniciativa, inserida nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente (5 junho) e do Programa Bandeira Azul 2017, enquadrou-se não apenas na temática anual lançada pela Associação Bandeira Azul - “O Teu Planeta É A Tua Terra”, como também no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (2017), decretado pela UNESCO.

Na sessão de abertura, Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, além dos habituais agradecimentos aos/às presentes, fez referência às inúmeras mudanças possíveis nestes últimos anos, que com alguns percalços foram ultrapassados graças à “simbiose que temos tido com as eco escolas, as eco freguesias, a boa relação que temos com o Parque Natural de Ilha”.

Carlos Rodrigues aproveitou, também, para anunciar que “ontem acabamos de instalar no nosso sistema o primeiro SIG [Sistema de Informação Geográfica] Municipal dos Açores”, sendo uma importante conquista do Município pelas informações e aplicações práticas que este sistema irá permitir.

O painel de palestrantes, moderado por Emanuel Soares, contou com a presença do Dr. Filipe Frias - Delegado do Turismo da Ilha de São Miguel, a Dra. Joana Coutinho - Sócia Gerente da Quinta do Bom Despacho, o Engº. Ioannis Rousseaux e a Dra. Rita Carrilho - Sócios gerentes da Ilha a Pé e Paulo Reis - Presidente Associação Operadores Mergulho Açores (AOMA).

Das muitas conclusões que se poderiam tirar do evento, possíveis através da partilha e contributo entre todos/as os/as intervenientes (oradores/as, moderador e público), verificou-se que o tema do turismo sustentável não se esgota nos assuntos focados na 3.ª edição das Mini Jornadas do Ambiente, sendo um tema complexo que merece uma reflexão profunda e equilibrada não apenas na questão ambiental, mas numa conjugação com os vários e diferentes setores da sociedade. Ficou claro que a promoção do turismo na Ilha de Santa Maria deverá ser feita através de uma partilha de responsabilidades entre as empresas, Município e Governo. Para reflexão ficou a seguinte questão “O que é que queremos para os Açores? Mais ou Melhor?”.

A sessão de encerramento ficou a cargo da Dra. Rita Câmara, Diretora do Parque Natural de Ilha, que além dos habituais agradecimentos e evidência à qualidade das palestras, não deixou de fazer a ligação óbvia entre ambiente e áreas protegidas da atividade turística, expondo o importante papel da Direção Regional do Ambiente, Parques Naturais de Ilha dos Açores e Municípios em “manter a qualidade ambiental para os nossos habitantes, garantir a subsistência do turismo, potenciando assim a nossa economia e sociedade”.

Aproveitou ainda para relembrar o papel que a Ecoteca de Santa Maria teve na promoção e incentivo do canyoning. Alertou, também, para o trabalho do Parque Natural de Ilha que “tem vindo a incentivar os privados a potenciar as áreas protegidas”, numa estratégia concertada e promovendo ações de formação essenciais para dar ferramentas às várias empresas turísticas que operam na ilha de Santa Maria.

No período da tarde foi efetuada uma visita técnica à Pensão Francisca, sita no Brejo de Baixo – freguesia de Almagreira. Este alojamento tem o galardão Miosotis Azores e tem por base práticas sustentáveis. 

Share