4.ª EDIÇÃO SEMINÁRIO FAMÍLIA (S): TERCEIRA IDADE NO SÉC. XXI

Terça, 23 Maio, 2017 | Fonte: CMVP

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família 2017, a Câmara Municipal de Vila do Porto, em parceria com o Centro Humanitário de Santa Maria da Cruz Vermelha Portuguesa, realizou no passado dia 20 de maio a 4.ª Edição do Seminário FAMÍLIA (S), subordinado ao tema da Terceira Idade no Séc. XXI. O evento contou com a participação de 40 pessoas.

Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, na sessão de abertura não deixou de fazer menção ao enorme esforço que o Município fez, e continua a desenvolver, durante estes anos para colmatar necessidades dos/as seniores da ilha, tendo em vista a promoção do seu bem-estar e da sua segurança.

O Seminário FAMÍLIA(S) foi concebido para ser um espaço de partilha de saberes teórico-práticos e como tem vindo a ser habitual nas suas edições passadas, este desígnio foi alcançado devido à construção de um programa diversificado que contou com a colaboração de oradores/as das mais variadas áreas científicas e profissionais.

Das muitas conclusões que se poderiam tirar do evento, possíveis através da partilha e contributo entre todos/as os/as intervenientes (oradores/as, moderadores e público), importa reter que apesar do tema da terceira idade estar largamente debatido, a verdade é que nunca deixa de ser atual. Ficou claro que ainda existem muitas situações que tem de ser repensadas quando falamos de terceira idade, como é o caso das políticas sociais direcionadas para esta fase da vida, da política laboral que atualmente não salvaguarda os/as cuidadores/as informais e a falta de formação destes/as. Ponto assente foi a questão de que o envelhecimento é um processo e de que as ações comunitárias e políticas devem ser pensadas numa perspetiva longitudinal e não apenas quando as pessoas atingem os 65 anos.

Ezequiel Araújo, Vereador com o Pelouro da Ação Social, Educação, Desporto e Formação Profissional, na sessão de encerramento do evento agradeceu aos/às oradores/as que desde o primeiro momento se disponibilizaram em participar no Seminário, tanto os/as locais como os/as que vieram do exterior. Realçou ainda o papel dos moderadores, destacando a presença do Dr. António Luís Teixeira, Presidente da Associação de Marienses e Amigos de Santa Maria (AMASM), e a parceria entre o Município, Lions Clube de Vila do Porto e AMASM, que permite melhorar o bem-estar dos marienses deslocados em Ponta Delgada por motivos de doença ou por estudos.

Paralelamente ao evento, estava patente uma exposição de posters ‘Respostas e Projetos Sociais para a Terceira Idade’, registando-se uma participação positiva por parte dos diversos parceiros da comunidade.

Share