MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO COMPARTICIPA SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIA

Terça, 27 Junho, 2017 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, no seguimento das respostas para a terceira idade que tem vindo a incrementar, está a implementar o Serviço de Teleassistência junto da população idosa da ilha de Santa Maria. 

Numa primeira fase o Município abrange 10 idosos/as identificados/as no âmbito do Projeto de Identificação, Monotorização e Acompanhamento Regular de Idosos Sós - Levantamento da população com 65 ou mais anos a residir só na ilha de Santa Maria, que cumpram os critérios de integração no apoio constantes no Regulamento Municipal de Teleassistência.

O Serviço de Teleassistência é da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa e consiste num serviço telefónico de apoio que funciona 24 horas por dia, todo o ano e abrange o território nacional. 

O atendimento é garantido por profissionais com experiência na CVP e com formação na área social, em socorrismo, emergência, gerontologia, informática, tele-marketing e no contacto direto com dependentes.

Este serviço funciona através de um equipamento fixo ou móvel, que permite ao utente falar com o Call-Center da CVP, o qual avaliará a situação e dará a resposta mais adequada ao alerta.

De acordo com o(s) motivo(s) do contacto, o/a operador/a poderá atuar no sentido de acionar os meios mais adequados (112; CVP; PSP/GNR; Bombeiros; vizinhos; familiares) ou através do contato com a rede formal ou informal de apoio do/a utente, mantendo contato até que a situação que gerou o alarme seja solucionada.

A aposta do Município de Vila do Porto neste tipo de tecnologia de apoio à distância de um ‘clique’ tem a finalidade de assegurar a permanência em segurança dos/as idosos/as (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento) no conforto das suas habitações.

 

Share