CPCJ DE VILA DO PORTO PROMOVE CAMINHADA “LAÇO AZUL”

Segunda, 09 Abril, 2018 | Fonte: CMVP

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Porto (CPCJVPT) promoveu no passado dia 7 de abril (sábado) a segunda edição da caminhada alusiva à campanha Laço Azul, inserida no mês da Prevenção Contra os Maus Tratos na Infância e Juventude. Foi feito um laço humano com todos/as os/as participantes da caminhada, uma forma simbólica de registar o momento.

Com cerca de meia centena de participantes, dos quais se incluíam as crianças que participaram na edição dos “Cagarrinhos Ativos – Férias da Páscoa”, promovida pelo Município de Vila do Porto, bem como pais e familiares, comissários/as da CPCJ e comunidade em geral.

A caminhada, feita no centro da freguesia de Vila do Porto num ritmo suave e sem grande nível de dificuldade, contemplou a passagem por vários pontos históricos e culturais da freguesia, como os claustros da Câmara Municipal de Vila do Porto, o Recolhimento de Santa Maria Madalena, o chafariz lo Largo Coronel Costa Santos, a Igreja da Matriz, o forno de olaria da rua dos Oleiros, a AJISM, a fábrica da telha, o chafariz e a Igreja de Santo Antão, acompanhados por pequenos enquadramentos históricos e arqueológicos.

O movimento Laço Azul nasceu em 1989 na Virgínia, nos Estados Unidos da América e retrata a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos.

Esta atividade contou, ainda, com a colaboração do Município de Vila do Porto, no desenvolvimento do roteiro histórico e cultural, orientado pela Arqueóloga Sofia Magalhães e a Eng.ª Ana Cristina Câmara, bem como com a colaboração da Seção de Fotografia do Clube Asas do Atlântico, responsável por todo o registo fotográfico, ao Serviço Florestal de Santa Maria e Recolhimento de Santa Maria Madalena. Agradece-se, em particular, ao Central Pub, na pessoa do Sr. José Baptista.

Share