MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO COMEMORA DIA EUROPEU SEM CARROS

Segunda, 24 Setembro, 2018 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto associou-se, pela primeira vez, às comemorações do Dia Europeu Sem Carros, tendo encerrado para o efeito parte da Rua Dr. Teófilo Braga no período entre as 12h00 e as 20h00 do dia 22 de setembro.

Este dia contou com um programa variado e rico em atividades de sensibilização, desportivas, de lazer e culturais, possível através das inúmeras entidades que se associaram ao evento, desde o Parque Natural de Ilha de Santa Maria, a Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria, a Associação Salvaterra, a Polícia de Segurança Pública, bem como particulares, como a instrutora de Zumba Elisabete Rocha, a instrutora de Yoga Tiffany Gore, Sofia Magalhães (arqueóloga estagiária na Câmara Municipal) e o grupo ColeCtivo em Cena. A mariense Isabel Mesquita e o pianista Ralph ofereceram aos/às presentes um concerto com algumas sonoridades distintas.

A praça do Jardim Municipal foi espaço de angariação de fundos do Grupo Sénior de Santa Maria, com a venda de malassadas, e dos/as finalistas do secundário com a venda de petiscos, doces e bebidas, tendo o quiosque de artesanato dos/as artesãos/ãs marienses inscritos/as no Centro Regional de Apoio ao Artesanato estado aberto ao público durante essa tarde. A habitual praça de táxis foi palco de inúmeras brincadeiras para os/as mais pequenos/as com os insufláveis.

Paralelamente, regista-se pela positiva a envolvência de alguns espaços sediados na rua Dr. Teófilo Braga, tais como o café A Lanchonete, o Núcleo Sportinguista de Santa Maria, a loja Hanna e o café Mascote. O restaurante Mesa d’Oito, por sua vez, destacou-se pela participação ativa neste dia, proporcionando a quem por lá passou a possibilidade de aprender a cozinhar de forma saudável e oferecendo um desconto de 10% na sua carta de mesa nesse dia.

A adesão da comunidade ao programa ultrapassou as espectativas do Município, sendo bem visível a deslocação de miúdos e graúdos em meios de transporte pouco poluentes, como as bicicletas e os skates.

Vila do Porto foi, assim, um dos 63 municípios portugueses e um dos 4 municipios açorianos que se associaram à 19.ª edição do Dia Europeu Sem Carros, aceitando o desafio lançado pela Agência Portuguesa do Ambiente I. P. Este dia marcou o fecho da 17.ª edição da semana europeia da mobilidade, realizada entre 16 e 22 de setembro, sob o tema “Combina-te e Move-te”.

 

Share