"DIA DAS MONTRAS 2018" EM VILA DO PORTO COM PROGRAMAÇÃO DEFINIDA

Quinta, 29 Novembro, 2018 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, a Junta de Freguesia de Vila do Porto e a Delegação de Santa Maria da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada uniram esforços no sentido de construir um programa conjunto para o “Dia das Montras 2018”, comemorado no dia 8 de dezembro (sábado).

A estrada Dr. Luís Bettencourt (inicio na Caixa Geral de Depósitos) e a estrada Teófilo de Braga (até ao Café Mascote) estará encerrada ao transito desde as 19:30 até às 23:30 do dia 8 de dezembro, permitindo que toda a programação fosse construída de forma a que permitisse descentralizar as várias iniciativas.

A abertura da programação será feita com o desfile de motas do Clube Motard de Santa Maria e exposição destas no Jardim Municipal durante a programação. A Charanga dos Bombeiros Voluntários e a Banda Recreio Espirituense farão também desfiles, em horas distintas, animando as ruas com muita musica.

Ao longo deste percurso estarão distribuidas várias tasquinhas de "comes e bebes", exploradas pelo clube desportivo Os Marienses, pela Fraterna Ajuda Cristã, pelo Clube Motard de Santa Maria, pelo Grupo Sénior de Santa Maria e pelos/as Finalistas 2018/2019. Para as crianças o divertimento terá lugar nos insufláveis instalados na praça de taxis.

Neste dia decorrem duas votações populares: a tradicional votação do Concurso de Montras, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, decorrá entre as 20:00 e as 23:30 na sede da delegação em Santa Maria; a votação do Concurso de Árvores Recicladas, promovido pelo Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Vila do Porto, decorrerá entre as 19:30 e as 22:00 nos Claustros Superiores da Câmara.

Os Claustros da Câmara Municipal também irão receber a exposição de presépios reciclados realizados pelos/as colaboradores/as do Municipio de Vila do Porto, uma iniciativa do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Pessoal da Câmara Municipal.

A Igreja da Vitória volta a abrir portas para receber a Feira de Artesanato de Natal dos/as artesãos/ãs da ilha de Santa Maria, uma iniciativa do Centro Regional de Apoio ao Artesanato do Governo Regional dos Açores.

O Quiosque do Jardim Municipal irá receber a mercearia "Manel a Granel", uma atividade inserida na programação da 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que pretende mostrar à comunidade como era uma mercearia antiga na ilha de Santa Maria. Esta atividade deveria ter sido realizada nos dias 23 e 24 de novembro, mas pelas condições atmosféricas adversas teve de ser cancelada.

O grupo de teatro ColeCtivo Em Cena irá apresentar uma adaptação encenada do poema de António Gedeão "Dia de Natal", animando os degraus do Jardim Municipal com duas atuações.

Os antigos espaços comerciais de Vila do Porto (Armazéns Lisboa, Melos Lda e antiga Sapataria Timóteo), há muito parados no tempo, voltam a ganhar vida com o projeto "Montras Vivas" da Escola de Dança do Espaço Em Cena.

O Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo e a Casa dos Fósseis estarão abertos ao público, com entrada gratuita, e irão acolher um concerto acústico da turma de violas da terra da Escolinha de Música da Associação Cultural Maré de Agosto.

A noite encerrará com o concerto de Ernesto Sousa e Roberto Freitas em frente à Caixa Geral de Depósitos e com o concerto de Isabel Mesquita e de Paulo Cunha em frente aos Melos Lda.

O Município de Vila do Porto apela a toda a comunidade mariense que participe nestas iniciativas. Agradece, também, nome de toda a organização, a abertura e disponibilidade demonstrada por todos os intervenientes em participarem no “Dia das Montras 2018”, esperando que este tipo de colaborações seja mantida no futuro.

Share