MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO CONCENTRA ESFORÇOS NO CONTROLO E DETEÇÃO DE FUGAS DE ÁGUA

Quinta, 29 Novembro, 2018 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto tem vindo a concentrar esforços desde o inicio do ano de 2018 no controlo e deteção de fugas de água, evitando perdas de água que não é contabilizada e, consequentemente, não é faturada.

Desde fevereiro que foram substituídos mais de quatro centenas de contadores nas freguesias de Vila do Porto, Almagreira, São Pedro e Santo Espírito, tendo o Município, paralelamente, investido na aquisição de equipamento de deteção de fugas, exclusivo para a rede de adução e distribuição.

Este trabalho, realizado pelo Serviço de Águas do Município, assumiu-se como um dos objetivos centrais da sua atuação, pela necessidade de minimizar as perdas aparentes, ou seja, aquelas que são causadas por ligações ilegais ou sem contador, mau funcionamento, erro de leitura e falta de precisão das medições e pela necessidade de minimizar as perdas reais na rede de adução e distribuição, com o apoio do detetor de fugas.

A sustentabilidade do sistema de abastecimento de água da ilha de Santa Maria é uma preocupação do Município de Vila do Porto e como tal estas ações e investimentos permitem não apenas melhorar as instalações existentes, como também enquadrar os novos instrumentos de medição dentro das condições que estão legisladas.

Prevê o Município que este trabalho tenha continuidade em 2019, permitindo, assim, uma melhoria contínua do serviço de abastecimento de água à população com a qualidade que os/as marienses estão habituados/as.

Share