CONHECIDOS/AS OS/AS VENCEDORES/AS DO CONCURSO “ÁRVORES DE NATAL RECICLADAS 2018”

Quarta, 12 Dezembro, 2018 | Fonte: CMVP

A árvore “Festejar a Reciclar” da EB1/JI de Vila do Porto (vencedora da votação popular) e a árvore “Uma Árvore com História” do Grupo de Convívio Sénior de Vila do Porto (vencedora da votação pelo júri) foram as vencedoras da primeira edição do concurso “Árvores de Natal Recicladas 2018”. 

Os resultados foram conhecidos hoje, dia 12 de dezembro (quarta-feira), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila do Porto aquando da votação pelo júri e a abertura da urna com os boletins da votação popular.

O Concurso desafiou toda a comunidade mariense a criar árvores de natal construídas predominantemente a partir de materiais recicláveis, reduzindo deste modo o volume de resíduos produzidos.

A iniciativa faz parte da estratégia de educação ambiental do Município de Vila do Porto e foi promovida pelo seu Gabinete de Ambiente com a finalidade de alertar a comunidade para as questões da sustentabilidade ambiental associadas à época natalícia. Contou com a participação de 32 árvores elaboradas a título individual, em grupo informal e por diversas entidades locais, sendo que 30 árvores estavam a concurso e 2 árvores apenas em exposição, pelo não cumprimento do regulamento (1 árvore por exceder a altura máxima permitida e 1 árvore por não ser construída por materiais predominantemente reciclados).

A respetiva exposição está patente nos Claustros Superiores da Câmara Municipal de Vila do Porto desde 8 de dezembro, sábado, no âmbito do programa do “Dia das Montras 2018”, dia em que se deu a votação popular. A grande afluência ao concurso e exposição neste dia foi notória, tendo-se contabilizado apenas na primeira hora mais de uma centena de votações.

O júri foi composto por 5 elementos de entidades distintas, nomeadamente, o Vereador com o pelouro da Intervenção e Gestão Ambiental da Câmara Municipal Ricardo Sousa, pelo Presidente da Assembleia Municipal Pedro Coutinho, pela Diretora do Parque Natural de lha Rita Câmara, pela Mestre Florestal Principal do Serviço Florestal de Santa Maria Micaela Sardinha e ainda pela Vice-presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária de Santa Maria Sandra Pereira.

O Município de Vila do Porto congratula toda a participação registada na iniciativa e faz um agradecimento especial a todos/as os/as colaboradores/as envolvidos/as na sua organização, bem como às entidades que tão prontamente se associaram à iniciativa.

Os resultados das votações foram os seguintes:

Votação Popular:

1º lugar – “Festejar a Reciclar” da EB1/JI de Vila do Porto

2º lugar – “A Árvore dos Sonhos” da EB1/JI do Aeroporto

3 lugar – “A Magia do Natal Reciclado” de Lisete Cabral

Votação Júri:

1º lugar – “Uma Árvore com História” do Grupo de Convívio Sénior de Vila do Porto  

2º lugar – “A Magia do Natal Reciclado” de Lisete Cabral

3 lugar – “A Árvore da Saúde” do Grupo de Voluntariado da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria

 

Share