BIBLIOTECA MUNICÍPAL RECEBE O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL PORTUGAL, ESPANHA E O ATLÂNTICO

Sexta, 14 Dezembro, 2018 | Fonte: CMVP

A sala Polivalente D. Ximenes Belo, da Biblioteca Municipal de Vila do Porto, recebeu na manhã de hoje, dia 14 de dezembro, a realização do II Seminário Internacional “Portugal, Espanha e o Atlântico”. 

Da programação agendada para este dia constaram intervenções de vários preletores, nomeadamente de Hipólito de La Torre Gómez que abordou “A Diplomacia Atlântica Portuguesa (1890-1976); de Aurélio Velasquez “Redes de Solidariedade Transatlântica no contexto da II Guerra Mundial”; de António Monteiro “O Arquicéu dos Açores” e de Ana Maria Cordeiro de Azevedo “Oceanos: que futuro?”. 

No período da tarde foi ainda realizada uma mesa redonda sobre a temática “Insularidade, Identidade e Desenvolvimento: Os Açores e a Geoestratégia do Atlântico. Da Construção da Modernidade à Europa do Século XXI”, onde se destacam intervenções do Dr. João Bosco Mota Amaral, Célia Azevedo, Luís Andrade, Isabel Valente, Miguel Rocha e Silvério Cunha.

Esta edição do seminário, organizado Unidade de Investigação Portugal e o Mar | Europeísmo e Relação transatlântica, do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Globalização do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra e ainda da UNED - Universidade para o Ensino à Distância de Madrid, e em parceria com o Município de Vila do Porto, teve a particularidade de ter sido realizado em ilhas distintas, tendo-se iniciado ontem na Universidade dos Açores, ilha de São Miguel e culminado hoje na ilha de Santa Maria. 

Share