Biblioteca Municipal recebeu Colóquio Internacional sobre Federalismo

Segunda, 11 Fevereiro, 2019 | Fonte: CMVP

A sala Polivalente D. Ximenes Belo da Biblioteca Municipal de Vila do Porto recebeu na manhã de 8 de fevereiro (sexta-feira)), a realização do Colóquio Internacional “Federalismo: Teoria e Prática”.

A conferência de abertura ficou a cargo da Maria Manuela Tavares Ribeiro que abordou o “Federalismo e Construção Europeia”. Seguiu-se o painel “Federalismo para além e para aquém do Estado Nação”, que contou com a ilustre presença de João Bosco Mota Amaral que abordou o “Federalismo e Autonomia Regional”, de António Monteiro, representante da Associação LPAZ que proferiu o “Federalismo e a Insularidade” e ainda de Marina Leitão que abordou o “Federalismo e Secessão”.

No período de tarde decorreu ainda a mesa redonda nas instalações da RAEGE - Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, tendo contado com os contributos do Deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores João Vasco Costa, Viriato Soromenho-Marques, Acílio Rocha, João Bosco Mota Amaral e Pedro Coutinho, presidente da Assembleia Municipal de Vila do Porto. O programa finalizou com uma visita da comitiva ao Centro de Controlo Oceânico da NAV – Portugal.

Esta edição do colóquio internacional, à semelhança do que aconteceu no passado mês de dezembro com a realização do “II Seminário Internacional Portugal, Espanha e o Atlântico”, teve a particularidade de ter sido repartido entre a ilha de São Miguel (6 de fevereiro) e a ilha de Santa Maria.

O Município de Vila do Porto considera que esta descentralização é fundamental para que a população mariense tenha acesso a este tipo de eventos académicos, razão pelo qual apoiou a vinda deste Colóquio à ilha de Santa Maria.

Share