Município de Vila do Porto associa-se às comemorações do Dia da Europa

Sexta, 10 Maio, 2019 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto associou-se às comemorações do Dia da Europa, assinaladas ontem, dia 9 de maio. A participação fez-se através de dois trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Sénior de Santa Maria (GSSMA) e da Biblioteca Municipal de Vila do Porto (BMMVP).

O GSSMA foi convidado a confecionar 9 trajes tradicionais e 8 bandeiras dos países que integram a União Europeia. Foram assim construídos, durante os vários grupos de convívio, trajes femininos da Bélgica, de França, de Portugal, de Espanha e do Chipre e trajes masculinos da Alemanha, Itália, Reino Unido e Dinamarca que requereram um trabalho minucioso de concentração e motricidade, nem sempre fácil na fase etária que os/as participantes do GSSMA se encontram. As bandeiras construídas em tecido foram a da Roménia, Suécia, Malta, Espanha, Chipre, Alemanha, França, Reino Unido e Dinamarca. O resultado final encontra-se exposto na Pousada da Juventude da ilha de Santa Maria (trajes tradicionais) e na Escola Básica e Secundária de Santa Maria (bandeiras).

A Biblioteca Municipal foi convidada a desenvolver jogos com os/as alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico e 5.º ano, bem como um espaço de leitura com uma história de António Mota.

Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, esteve presente na abertura oficial das comemorações deste dia, que contou, também, com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

Share