Município de Vila do Porto promove campanha “Os Suspeitos do Costume - do Rio ao Mar, sem Lixo!” nas quatro zonas balneares do concelho

Quarta, 22 Maio, 2019 | Fonte: CMVP

“Os Suspeitos do Costume - do Rio ao Mar, sem Lixo!” é uma atividade de educação ambiental, lançada em 2018 pela Associação Bandeira Azul da Europa e pretende chamar a atenção para o problema do lixo marinho nas nossas praias, através da identificação dos resíduos mais abundantes, das suas origens e fontes. As campanhas de identificação e recolha do lixo marinho deverão ser realizadas com intervalo mínimo de 2 meses, preferencialmente a primeira antes da época balnear e a segunda durante a época balnear, entre 15 de junho e 15 de julho.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

Consideram-se lixo marinho qualquer material sólido descartado, persistente, manufaturado ou processado, eliminado, abandonado ou perdido no ambiente marinho e costeiro, incluindo materiais transportados para o ambiente marinho pelos rios, através dos sistemas de drenagem e de tratamento de águas residuais ou do vento; tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia tem por base os padrões de consumo predominantes. Do lixo marinho fazem parte uma vasta gama de materiais, incluindo plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel, no entanto, os estudos têm demonstrado que cerca de 80% é plástico.

O Município de Vila do Porto em colaboração com as Juntas de Freguesia, repetem em 2019, as campanhas de monitorização de lixo marinho, com a realização da primeira ação, no passado mês de abril, nas zonas balneares de São Lourenço e Maia e no decorrer deste mês, nos Anjos e Praia Formosa. Para a concretização da ação, foi delimitada em cada zona balnear, uma área de amostragem de 100 metros de comprimento e 10 metros de largura, tendo sido recolhidos um total de 3561 unidades, destacando-se no TOP dos resíduos mais abundantes, o plástico/polistireno, com cerca de 3210 unidades.

Os resíduos foram todos identificados, registados e acondicionados em sacos próprios e por tipologia, sendo posteriormente encaminhados para o Centro de Processamento de Resíduos de Santa Maria.

Share