Município de Vila do Porto apresentou as boas práticas em matéria de igualdade de género, não-discriminação e cidadania do Concelho no III Encontro de Regional de Boas Práticas

Sábado, 15 Junho, 2019 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto apresentou as boas práticas em matéria de igualdade de género, não-discriminação e cidadania do Concelho no III Encontro de Regional de Boas Práticas sobre a Importância da Igualdade de Gênero nas Políticas Locais, que decorreu na cidade de Lagoa, ilha de São Miguel, entre os dias 12 e 13 de junho.

A vereadora com o pelouro da participação e cidadania, Leonor Batista, iniciou a sua apresentação esclarecendo aos/às presentes que o Município de Vila do Porto começou a construir uma agenda política relacionada com a igualdade de género, não-discriminação e cidadania em 2014, tendo alicerçado as bases para o desenvolvimento do trabalho nestas áreas em 2015 com a assinatura do protocolo entre o Município e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a nomeação do primeiro Conselheiro Local para a Igualdade, dr. Nelson Silveira. Continuou identificando que o primeiro plano municipal para a promoção da cidadania, igualdade de género e não discriminação no concelho de vila do porto 2017 – 2018 foi aprovado em dezembro de 2016, sendo o segundo documento deste género que surgiu na Região Autónoma dos Açores. Das boas práticas elencadas, foi notório o esforço do Município de Vila do Porto em infiltrar estas temáticas em todas as áreas municipais, desde a promoção da leitura, à promoção do desporto, da produção de documentos com linguagem inclusiva, ao envolvimento dos/as seniores, várias entidades da ilha, Festivais de Verão ou mesmo na simplicidade que significa ter fraldários em casas de banho públicas, em edifícios do Município ou nas zonas balneares do Concelho.

Do programa constaram outras apresentações de boas práticas por parte dos Municípios da Região Autónoma dos Açores, de Municípios nacionais, de entidades locais que trabalham estas áreas e investigadores/as de referência. Contou, ainda, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, da Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso da Costa e da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Cristina Calisto.

Este evento foi uma excelente forma de divulgar a nível regional e nacional o bom trabalho que Santa Maria tem vindo a promover nestas áreas, sempre com a consciência de que o que foi feito ainda é pouco para mudar a dura realidade do País ao nível da igualdade, não-discriminação e cidadania.

 

Share