Encerramento do Curso de Formação de Nadador Salvador 2019

Segunda, 17 Junho, 2019 | Fonte: CMVP;ANSA

No passado dia 12 de junho (quarta-feira), decorreram as provas finais do curso de formação de nadador salvador nas instalações do Complexo Desportivo de Santa Maria. Destaca-se que, um nadador-salvador fica apto a ser contratado para trabalhar depois de passar por uma formação de 150 horas – dada normalmente num período de 30 dias, com aulas teóricas e práticas — e por um exame final a cargo do Instituto de Socorros a Náufragos. 

Em 2019, o resultado final passou pela aprovação de 13 candidatos, o que demonstra o sucesso de todo o trabalho desenvolvido antecipadamente pelas várias entidades, nomeadamente, Município de Vila do Porto, Direção Regional dos Assuntos do Mar, Capitania do Porto, Polícia Marítima e Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA), que passou pela adoção de novas estratégias de sensibilização/informação numa vertente mais prática. Neste sentido, destaca-se a demonstração de salvamento por parte das equipas de salvamento da ANSA realizada no passado mês de abril, nas instalações do Complexo Desportivo de Santa Maria, junto dos alunos/as da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que reuniam uma das condições obrigatórias, ou seja, a idade mínima.

O curso de nadador salvador é válido por três anos e visa permitir o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências que preparam os formandos para o desempenho das suas funções de forma profissional como nadador salvador.

São objetivos gerais do curso habilitar indivíduos para o desempenho das funções de nadador salvador nomeadamente: socorrer banhistas em caso de acidente ou situações de emergência; socorrer banhistas em situação de perigo e executar salvamentos no meio aquático.

À semelhança do que tem vindo a acontecer ao longo dos anos, o curso de formação de nadadores salvadores foi financiado pelo Município de Vila do Porto com o apoio do Governo Regional dos Açores.

O Município de Vila do Porto, considera que esta é mais uma oportunidade para a criação de emprego junto das camadas mais jovens da população, sobretudo no período de verão, dotando-se assim as praias e piscinas naturais do concelho com pessoal qualificado, para exercer as funções de vigilância e segurança.

Share