Santa Maria já tem Roteiro Histórico e Cultural do Aeroporto de Santa Maria

Quarta, 07 Agosto, 2019 | Fonte: CMVP

4 de agosto marca o 75.º aniversário do desembarque de homens e equipamentos da engenharia naval americana e da Pan American World Airways para a construção da Base Aérea de Santa Maria no Cais de Vila do Porto.

A Associação LPAZ - Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria, com o apoio do Município de Vila do Porto e da Junta de Freguesia de Vila do Porto, decidiu assinalar esta data com a disponibilização de um roteiro cultural e histórico gratuito com audioguia do Aeroporto de Santa Maria. Este tem 21 estações onde toda a informação está disponível através de códigos de barra QR e no site próprio (roteirolpaz.wixsite.com/welcome).

A inauguração do roteiro contou com a presença da Sra. Kathryn Hammond, Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, enaltecendo e enriquecendo todo o acontecimento.

Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, no seu discurso de abertura além de elogiar todo o trabalho que a Associação LPAZ tem desenvolvido em prol da promoção e valorização da zona do Aeroporto, reforçou a importância de se manter viva os marcos de história da ilha com este tipo de produtos culturais, com potencial turístico e de acesso facilitado através das novas tecnologias. Aproveitando a presença da Cônsul, Carlos Rodrigues reforçou a necessidade de se manter uma estreita ligação com as comunidades de emigrantes nos Estados Unidos, além de agradecer o esforço desta na inauguração do Roteiro. 

António Monteiro, Presidente da Associação LPAZ, iniciou o seu discurso com a identificação da simbologia da data de inauguração do roteiro, fazendo posteriormente uma breve contextualização histórica deste e da ideia da Associação para preservar a memória de todo este legado. Seguiu-se Álvaro Antunes, Vice-presidente da Associação, que explicou pormenorizadamente todas as estações que compõem o roteiro e Ricardo Batista, Secretário da Associação, que deu a conhecer a forma como todo o roteiro foi montado do ponto de vista tecnológico, reforçando que este trabalho foi o resultado de muito tempo voluntário dos elementos da Associação, do uso de ferramentas gratuitas ao dispor de qualquer pessoa e da parceria da Junta de Freguesia de Vila do Porto na montagem dos pontos de madeira de cada estação.

A próxima atividade inserida no âmbito destas comemorações está agendada para o dia 11 de agosto (domingo) um passeio pedestre pelo Roteiro do Aeroporto de Santa Maria, pelas 10:00, cuja concentração será feita no Cais de Vila do Porto, junto ao antigo edificio da GNR.

Consulte o roteiro em anexo.

Share