Santa Maria irá receber o III Encontro-Debate “Valorização da Paisagem Cultural Vitivinícola de Santa Maria” a 14 e 15 de novembro na Biblioteca Municipal

Terça, 05 Novembro, 2019 | Fonte: CMVP

 

A ilha de Santa Maria irá receber o III Encontro-Debate “Valorização da Paisagem Cultural Vitivinícola de Santa Maria” nos próximos dias 14 e 15 de novembro (quinta e sexta-feira) na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, uma iniciativa do Município de Vila do Porto em parceria com o CHAM-Açores (FCSH-UN/UAc), a SustainAzores, o Governo Regional dos Açores, através do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria e do Parque Natural de Ilha de Santa Maria, e a Universidade dos Açores. 

A programação deste III Encontro-Debate, mais direcionada à cultura, contempla momentos distintos, iniciando-se pelas 20:00 do dia 14 de novembro (quinta-feira) com o desenvolvimento da conferência “Santa Maria no mapa da UNESCO: O Programa Ruritage” pela Engª. Joana Borges Coutinho, da Sustain Azores. Para finalizar a programação deste primeiro dia decorrerá uma prova de vinhos de Santa Maria e dos Açores conduzida por Fernando Braga. 

O encontro-debate continua no dia 15 de novembro (sexta-feira), no período da manhã com a realização das conferências “História da Vinha e do vinho nos Açores”, “A História da Vinha e do vinho em Santa Maria: aspetos da propriedade, da economia e da sociedade”, “Valorização da Paisagem Cultural Vitivinícola: uma comparação dialógica entre Santa Maria e Cinque Terre”, e ainda uma mesa redonda com os stakeholders sobre “O futuro das vinhas marienses”. O período da tarde continua com a conferência “Patrimonialização das Paisagens Vinhateiras”, a “Pico Património Mundial: a reconstrução da paisagem”, a “Alto Douro Vinhateiro: as dinâmicas turísticas e o impacto na sustentabilidade” e ainda “Paisagens com valor cultural: de um conceito a um instrumento de gestão territorial”. Segue-se ainda a oficina “Sentir o Pico”: Estratégias para a transformação de tradições e património cultural em produtos turísticos criativos.

O programa conta com convidados/as especialistas das mais variadas áreas académicas e profissionais, que enriquecem toda a agenda e contribuirão para uma maior consolidação de conhecimentos na área da cultura, do património e da história vitivinícola. Este encontro-debate, pretende, novamente, ser um momento relevante de debate, intercâmbio de conhecimentos, aprendizagens e esclarecimentos entre os/as convidados/as, proprietários/as, produtores/as e curiosos/as de vinhas e vinhos.

A participação no III Encontro-debate é gratuita e requer inscrição prévia através do correio eletrónico gabcom@cm-viladoporto.pt, dos telefones 296 820 001 ou 296 820 006 ou presencialmente com a Secretária do Presidência (claustros superiores da Câmara Municipal de Vila do Porto).

 

Share