EB1/JI de São Pedro recebe atividade “Recriação do Centro de Processamento de Resíduos na Escola” no âmbito da 11.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Terça, 19 Novembro, 2019 | Fonte: CMVP

Na manhã do dia 18 de novembro (segunda-feira), cerca de 42 alunos/as da EB1/JI de São Pedro, participaram numa ação de educação ambiental, no âmbito da 10ª. Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 11ª. Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, cujo objetivo visou sensibilizar e informar o público escolar sobre a correta gestão dos resíduos na ilha, e dar a conhecer os seus destinos adequados, indo de encontro a uma mudança de hábitos, que é o mote para a edição de 2019.

“Recriação do Centro de Processamento de Resíduos na Escola”, foi uma atividade promovida pela Resiaçores-Gestão de Resíduos dos Açores, Lda em parceria com o Município de Vila do Porto, tendo a mesma sido orientada pela coordenadora do Centro de Processamento de Resíduos (CPR) de Santa Maria, Engª. Alexandra Chu.

A atividade iniciou-se com a visualização de um vídeo, da autoria da Direção Regional do Ambiente, refletindo basicamente todo o processo da correta gestão dos resíduos na ilha, isto é, desde separação nas nossas casas, passando pela recolha dos ecopontos pelos serviços municipais, até à receção no CPR de Santa Maria, que é a infraestrutura licenciada para a realização das operações de triagem, enfardamento e armazenamento dos resíduos até à respetiva expedição para as empresas recicladoras, incluindo a correta gestão dos resíduos perigosos, como o caso, dos óleos alimentares usados e pilhas usadas.

Assim, foi recriado o CPR de Santa Maria em contexto de sala de aula, onde as crianças tiveram a oportunidade de se colocarem no papel dos/as funcionários/as deste centro. Com o reaproveitamento de materiais, foi construído um “tapete rolante”, onde os resíduos iam sendo separados manualmente, por diferentes categorias e acondicionados em contentores de pequenas dimensões. Alguns materiais, como os metais ferrosos (ex: ferro, aço), foram separados pela ação mecânica de um eletroíman. 

O balanço da atividade foi bastante positivo, uma vez que, as crianças perceberam a importância da correta separação dos resíduos na origem, mostrando-se disponíveis para transmitir os conhecimentos adquiridos junto dos/as seus/as familiares e amigos/as, atingindo-se assim o objetivo pretendido.

No seguimento desta atividade, a hora do lanche escolar foi diferente, na medida em que os pacotes de leite normalmente utilizados (200 ml) foram substituídos por pacotes de leite de 1litro, recorrendo-se à utilização de copos reutilizáveis cedidos pela autarquia. Em termos de quantitativos mensais, são produzidos neste estabelecimento de ensino, aproximadamente 140 pacotes de leite individuais, 140 palhinhas e ainda 140 embalagens de plástico que envolvem as palhinhas.

O objetivo foi assim cumprido, na medida em que a comunidade educativa ficou sensibilizada para a importância da redução dos resíduos, quer nas suas casas quer na escola.

Share