Vila do Porto é o “Município Mais Azul 2019” dos Açores

Sexta, 29 Novembro, 2019 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto foi recentemente reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, no âmbito VII Seminário Nacional da Bandeira Azul, como o “Município Mais Azul 2019” dos Açores.

Esta distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente, tem como objetivo reconhecer e premiar os Municípios que obtiveram a pontuação mais elevada na avaliação do segundo critério imperativo da candidatura do Programa Bandeira Azul, ou seja, a implementação de atividades de educação ambiental nesse âmbito.

O desafio lançado pelo Programa Bandeira Azul 2019, com o mote “Do Rio ao Mar sem Lixo

Consistiu na promoção de atividades que o intuito de continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. 

Neste seguimento, e com o envolvimento dos/as técnicos/as das diversas valências do Município e do Parque Natural de Ilha, habitual parceiro neste projeto de educação ambiental, realizaram-se um total de 14 atividades, distribuídas ao longo de todo o ano, com maior incidência na época balnear permitindo assim abranger um público-alvo mais numeroso e diversificado. 

Esta distinção resulta assim, do conjunto de atividades realizadas pelo Município de Vila do Porto e pelo Parque Natural de Ilha, distribuídas por 4 classificações (sensibilização, participação ativa e passiva, incluindo com efeito multiplicador), em consonância com o número de atividades e a preocupação explícita com a população sénior e portadora de deficiência.

Share