Município de Vila do Porto preocupado com o aumento do abandono de animais de companhia em Santa Maria nos últimos dias

Quinta, 26 Março, 2020 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto encontra-se preocupado com o aumento do abandono de animais de companhia em Santa Maria, situação que se intensificou desde que foram tomadas medidas no âmbito da pandemia COVID-19.

O CAMAC - Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia tem verificado um aumento do número de animais domésticos abandonados nos últimos dias, em situações degradantes e desumanas, os quais não possuindo chip não permitem rastrear os/as respetivos/as donos/as.

Esta é uma situação lamentável que já levou o Município de Vila do Porto a emitir uma Nota Informativa no dia 18 de março, mas que não surtiu os efeitos desejáveis. Também, ficou claro nesta informação, que os animais de companhia não transmitem o COVID-19, uma vez que não existe nenhuma evidência científica identificada pela Organização Mundial de Saúde.

Além de apelarmos ao civismo que esta situação exige, o Município de Vila do Porto relembra que o abandono de animais é um crime punível pela legislação portuguesa com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias (Lei 69/14, de 29 de agosto).

O Município de Vila do Porto desafia toda a comunidade mariense a se empenhar na luta contra o abandono de animais, quer seja pela adoção responsável destes ou pela denúncia às autoridades competentes de situações que conheçam:

Guarda Nacional Republicana – Posto Territorial de Vila do Porto 296 886 707

Ficar calado/a não é opção quando estão em causa a segurança, bem-estar e saúde dos animais de companhia.

Não abandone quem nunca o/a abandonaria!

Share