Município de Vila do Porto com programação de atividades de educação ambiental 2020 definida

Sexta, 26 Junho, 2020 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, no âmbito da candidatura ao Programa Bandeira Azul 2020 (PBA), tem a sua programação de atividades de educação ambiental definida.

O contexto de pandemia pelo novo coronavírus, que provoca a doença COVID-19, levou a que fossem repensadas todas as iniciativas agendadas no início do ano por forma a se dar continuidade a todo o trabalho de Informação e Educação Ambiental.

A temática anual do PBA para 2020 centra-se no mote “Bem-Estar é um lugar à Beira Mar”, visa sensibilizar para a importância do mar e para o bem-estar das pessoas e do Planeta, no sentido em que devemos priorizar o mar, a fim de o protegermos e nos aproximarmos dele para receber os benefícios que tem para nos proporcionar.

A beira mar continua a ser, indiscutivelmente, um lugar de bem-estar, mas este ano, devido à pandemia, não podemos voltar à praia da mesma forma. Este regresso implica restrições, distâncias de segurança e aumentar as medidas de proteção individual.

Por essa razão, excecionalmente, em 2020, a Associação Bandeira Azul, lança o desafio para que as atividades de educação ambiental, além de refletirem o tema anual “Bem Estar é um lugar à Beira Mar”, possam considerar outros dois temas, nomeadamente: “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” e “O Mar Começa Aqui - O Mar Começa em Ti”.

O Programa Bandeira Azul tem o seu auge durante a época balnear, mas é preparado ao longo dos meses anteriores, com o planeamento de atividades em coordenação com as diversas valências do Município de Vila do Porto (Gabinete de Ambiente; Biblioteca Municipal; Serviço de Desporto; Gabinete de Ação Social), permitindo assim alargar a realização das atividades ao longo do ano e consequentemente abranger um público alvo heterógeneo (população em geral, crianças, jovens, utentes de praia; comunidade docente, população sénior e cidadãos/ãs portadores/as de incapacidade física). 

Uma das entidades parceiras no desenvolvimento das atividades de educação ambiental, é o Parque Natural de Ilha, contribuindo assim para o aumento da consciencialização em torno das temáticas anuais do Programa Bandeira Azul e para um incremento da participação cívica informada.

Em 2020, o Município de Vila do Porto lança um conjunto de atividades de educação ambientais, sobretudo com recurso às plataformas digitais, passando pelas mensagens de sensibilização estáticas, atividades com participação ativa e participação passiva, e por último, com efeito multiplicador (regime de e-learning). 

Para mais informações consulte a calendarização disponível em anexo.

Share