Segundo dia das Mini e-Jornadas do Ambiente centra-se nos benefícios físicos e psicológicos para um Bem Estar à Beira Mar

Quarta, 08 Julho, 2020 | Fonte: CMVP

Pelo segundo dia consecutivo, 7 de julho, realizou-se a V edição das Mini e-Jornadas do Ambiente, subordinadas à temática do Programa Bandeira Azul “Bem Estar é um lugar à Beira Mar”, em formato e-learning, com recurso à plataforma ZOOM.

A iniciativa prosseguiu de acordo com o Programa estipulado, promovido pelo Município de Vila do Porto e pelo Parque Natural de Santa Maria, com a moderação efetuada pela Engenheira Cristina Câmara, Técnica Superior do Gabinete de Ambiente. 

O evento contou com 21 inscrições, destacando-se a participação de diversas entidades, particulares e docentes da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, considerando que em 2020 as Mini e-jornadas do Ambiente, voltam a ser creditadas pela Secretaria Regional da Educação, como evento formativo.

O ciclo de palestras das Mini e-Jornadas, contou com a participação da Dr.ª Cátia Pinheiro, Psicóloga Forense e da Exclusão Social do Município de Vila do Porto. A apresentação focou-se no tema “Benefícios Físicos e Psicológicos para um Bem Estar à Beira Mar”, sendo que a sua exposição promoveu uma reflexão acerca da relação do ser humano com o meio ambiente, bem como, perspetivou os potenciais e as influências que os elementos da natureza têm no decorrer da nossa vida, e como os próprios se correlacionam com a nossa sensação de bem estar e por consequente com a nossa saúde mental.

Nesta sua reflexão tivemos a oportunidade de desconstruir a natureza pelos seus diversos elementos, como o significado das cores, o impacto do contexto físico em que nos inserimos, a referência a estudos que nos permitem consolidar as diferenças e os benefícios entre uma vida no campo e uma vida na cidade. Foi também possível correlacionar o impacto que a natureza e os seus elementos têm naquela que é a nossa dinâmica cerebral, perspectivando as áreas que são activadas no cérebro aquando do contacto e interpretação da natureza, o que resulta numa estimulação interna que nos proporciona um bem estar físico e mental.

No final da apresentação, houve um espaço para debate, verificando-se uma forte interacção dos participantes com a oradora, aproveitando assim para esclarecimento de dúvidas sobre a temática abordada.

Aos/Às interessados/as que ainda não tenham efetuado a sua inscrição, poderão fazê-la ao longo desta e da próxima semana, através do endereço de correio eletrónico ambiente@cm-viladoporto.pt. 

Share