Construção do Gatil Municipal

Segunda, 14 Setembro, 2020 | Fonte: CMVP

O projeto do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Vila do Porto (CAMAC) foi desenvolvido no sentido de proporcionar as melhores condições de alojamento e bem estar animal.

Numa primeira fase constituiu-se como uma prioridade a construção do Canil para atender à necessidade de albergar os animais, que estando já à guarda do Município, não tinham as condições mínimas exigíveis em termos de salubridade e segurança.

Desde da sua abertura em 2011 até à presente data deram entrada mais de uma centena de animais no Canil, dos quais foi possível dar para adoção a grande maioria.

O CAMAC, um dos primeiros Centros de Recolha Oficial da Região, foi projetado para albergar canídeos e felinos.

Normalizado e controlado o processo relativo aos cães e cadelas com a colaboração e dedicação dos funcionários do Município, bem como de um grupo de voluntários (parte dele, muito bem apoiado pelo Prof.José de Melo) e do Dr. Rui Forte, decidiu-se passar à segunda fase com a construção do Gatil Municipal.

No início do corrente ano ficou concluído o Gatil Municipal, uma obra concretizada a partir de uma ideia concebida pela Dra. Joana Cravo, passada para o papel pelo Eng. João Costa e construída sob a sua supervisão e do Encarregado Geral José de Freitas.

Atendendo a que se trata de um Gatil Municipal, isto é, da titularidade de uma entidade oficial, sujeito a legislação especifica, foi solicitada, em devido tempo, uma vistoria por parte de pessoas especializadas da Direção Regional da Agricultura que ocorreu no passado dia 2 do corrente mês.

Aguarda-se o relatório final, com as devidas e habituais recomendações de melhoria, mas a feedback obtido foi muito positivo.

Assim, logo que esteja concluído o processo de concurso de admissão do médico veterinário, que se prevê tome posse no início de novembro, será aberto o Gatil.

O Gatil Municipal irá albergar apenas os felinos que necessitem de cuidados e tratamentos médico veterinários e permanecerão no mesmo o tempo estritamente necessário à sua recuperação. Quando estiverem recuperados serão devolvidos ao meio ambiente ou dados para adoção.

Share