Município de Vila do Porto associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Quinta, 05 Novembro, 2020 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto associou-se à 12.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e à 11.ª Semana dos Resíduos dos Açores.

Nesta edição de 2020, o tema central é "Resíduos Invisíveis – Qual o peso real?" cujo principal objetivo é informar e aumentar a consciencialização sobre a quantidade de desperdício que todos produzimos.

Assim, de 21 a 29 de novembro, o Município de Vila do Porto promoverá um conjunto de iniciativas, em parceria com diversas entidades, por forma a chamar a atenção para a importância da mudança de hábitos ao nível da produção de “resíduos invisíveis”, que engloba todos os resíduos produzidos ao longo do processo de fabrico dos produtos que utilizamos. 

A programação inicia-se no dia 20 de novembro (sexta-feira) no Programa “Bom dia Açores” do Clube Asas do Atlântico, onde o Gabinete de Ambiente do Município apresentará as atividades agendadas. 

No dia 23 de novembro (segunda-feira) as atividades são destinadas à comunidade escolar, na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, com a realização de uma sessão de abertura e com duas exposições sobre a temática.  

De 23 a 29 de novembro, decorrerão nas redes sociais do Município, os “Momentos de Leitura Verde”, onde cada convidado/a vai sugerir a leitura de um livro de âmbito ambiental.

De 21 a 26 de novembro, também nas redes sociais do Município, serão dadas várias dicas de “Incentivo à Economia Circular: benefícios ambientais, económicos e sociais”. A “Semana Cinematográfica” incide na sugestão de filmes e/ou documentários relacionados com problemáticas ambientais. 

Será ainda disponibilizado, à população em geral, um e-guia sobre “Qual o peso da compostagem doméstica” e um conjunto de iniciativas de sensibilização e consciencialização e-ambiental, também destinadas à setor empresarial.

Consulte abaixo a respetiva programação.

Share