Município de Vila do Porto recebe pela terceira vez consecutiva distinção de "Município Mais Azul"

Terça, 22 Dezembro, 2020 | Fonte: MVP

No passado dia 15 de dezembro, o Município de Vila do Porto foi, pelo terceiro ano consecutivo, reconhecido pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente, como o “Município Mais Azul 2020” dos Açores.

Esta distinção, tem como objetivo reconhecer e premiar os Municípios que executaram com o nível de excelência as Atividades de Educação Ambiental 2020, fato determinante para realizar a avaliação de desempenho dos municípios candidatos.

O desafio lançado pelo Programa Bandeira Azul 2020, com o tema, estamos “De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”, objetivou mudar a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente.

A promoção das atividades teve como objetivo a perpetuação da sensibilização da população ativa, incidindo na necessidade de proteção e despoluição da zona costeira, a consciencialização para os impactos nefastos que os resíduos têm sobre a vida marinha e a promoção das consequências nas zonas balneares, pela carência da condição cívica.

Neste seguimento, e com o envolvimento dos/as técnicos/as das diversas valências do Município do Parque Natural de Ilha, habitual parceiro neste projeto de educação ambiental e com destaque para o seu primeiro ano como parceiro o Museu da Ilha de Santa Maria, realizaram-se um total de 11 atividades, distribuídas ao longo da época estival, permitindo assim abranger um público-alvo mais numeroso e diversificado. As atividades desenvolvidas tiveram por princípio a salvaguarda da salubridade da população, pelo que parte das atividades foram realizadas em formato digital.

As ações desenvolvidas abrangeram, Mini e-jornadas, e- jogos, e - Artivismo ambiental, colocação de cartazes, colocação de estruturas coletoras de resíduos encontrados junto à costa, exposições, transação de sacos reciclados, teatro de fantoches, criação de tintas ecológicas através de restos de vegetais, monitorização da densidade populacional de tartarugas.

Esta distinção resulta assim, do conjunto e diversidade de atividades realizadas pelo Município de Vila do Porto e pelos Parceiros, distribuídas por 4 classificações (sensibilização, participação ativa e passiva, incluindo com efeito multiplicador), sendo este prémio o reconhecimento de toda a comunidade.

Share