Município de Vila do Porto convidado a participar no workshop “Atividades de Educação Ambiental” promovido pela Associação Bandeira Azul

Terça, 19 Janeiro, 2021 | Fonte: CMVP

Realizou-se hoje, dia 19 de janeiro, por videoconferência o Workshop “Atividades de Educação Ambiental”, organizado pela Associação Bandeira Azul, cuja moderação esteve a cargo da coordenadora nacional desta associação, Dra. Catarina Gonçalves e a do Dr. Jorge Neves, da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela avaliação das atividades de educação ambiental.

Este workshop envolveu a participação de sete oradores convidados, a nível nacional, que foram os promotores que obtiveram as pontuações mais elevadas no cumprimento do critério imperativo nº. 2 dos critérios para as praias candidatas ao galardão bandeira azul, e que foram distinguidos em 2020, com o troféu Município Mais Azul.

O Município de Vila do Porto, a par da Empresa Municipal Águas do Porto, Municípios de Leiria, Torres Vedras, Sines/Porto de Recreio de Sines, Lagos e Porto Santo, através da Eng. Cristina Câmara apresentou de uma forma prática e objetiva, a experiência envolvida no planeamento das atividades de educação ambiental, relacionadas com a sensibilização e informação ao público, participação passiva e ativa, e atividades com efeito multiplicador, incluindo possíveis constrangimentos na readaptação das atividades devido ao contexto da pandemia por COVID-19.

No decorrer da apresentação destacou-se a forte interligação entre as diversas valências internas, realçando-se a importância da cooperação dos parceiros externos no desenvolvimento das atividades, permitindo assim realizar ao longo do ano ações de educação ambiental, com diversos públicos alvo, com incidência para a população sénior e cidadãos/ãs com deficiência.

No final da apresentação, o Dr. Jorge Neves enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelos municípios, na expetativa de que este workshop contribua para o enriquecimento das atividades para as futuras candidaturas ao galardão Bandeira Azul. Por fim, a Drª Catarina Gonçalves, reiterou o excelente trabalho que tem vindo a ser realizado pelos promotores, destacando como uma mais valia o envolvimento dos parceiros no desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

Share