Grupo Sénior de Santa Maria lança projeto “(Re) Pensar (n)os afetos” nas redes sociais

Segunda, 22 Fevereiro, 2021 | Fonte: CMVP

"(Re) Pensar (n)os afetos" é um projeto inicialmente desenvolvido nos convívios semanais do Grupo Sénior de Santa Maria, com o intuito de fazer os/as idosos/as pensarem acerca dos valores, sentimentos e emoções e principalmente das relações que têm com eles/as próprios/as e com os outros de modo a fazê-los/as saírem da sua zona de conforto.

Com a ausência de viagens, dos convívios, das atividades sociais e culturais, considera-se importante pensar sobre os afetos e da relação com o mundo e com os outros. Surge assim este projeto, nas redes sociais do Município, com o principal objetivo de desafiar a comunidade a desempenhar tarefas que estimulem a mente, o físico e os sentidos, e ainda que promovam o contato (nem sempre físico) com a natureza e com os outros.

O surgimento de obstáculos e a capacidade de os ultrapassar é resultado de uma mente ativa e desperta, neste sentido, acredita-se que, se a comunidade aceitar desenvolver os desafios propostos e sair da sua zona de conforto, poderá melhorar a atividade cerebral e consequentemente evitar demências a longo prazo.

Semanalmente serão lançados dois desafios, à terça e quinta-feira, por forma a possibilitar a que um seja feito durante a semana de trabalho e outro ao fim de semana.

Se eventualmente quiser partilhar connosco como se sentiu e qual a sua experiência ao desenvolver os nossos desafios, poderá fazê-lo, comentando a imagem associada a este desafio.

Share