Município de Vila do Porto parceiro no âmbito da “Capital Europeia da Cultura 2027”

Terça, 06 Abril, 2021 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, mediante proposta do Município de Ponta Delgada, assume-se como parceiro e apoiante da candidatura da cidade de Ponta Delgada a “Capital Europeia da Cultura 2027”.

A decisão, tomada por unanimidade na reunião ordinária de câmara municipal de 31 de março, tem por base o caráter integrador que o Município de Ponta Delgada aborda a candidatura, uma vez que assume que esta tem de ser tida, não apenas da cidade de Ponta Delgada, mas de toda a Região Autónoma dos Açores.

A candidatura, que conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, promove um claro envolvimento de outros municípios, permitindo a criação de espaços de colaboração das forças vivas e dos/as cidadãos/ãs, contando com a colaboração de toda a sociedade.

A ação Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia, estabelecida em 1985, que visa realçar a riqueza e diversidade cultural da Europa, bem como os seus aspetos comuns, com o objetivo de contribuir para aproximar os povos europeus e melhorar o entendimento mútuo.

A primeira cidade considerada Capital Europeia da Cultura foi Atenas, na Grécia, em 1985.

Em Portugal, três cidades já fizeram parte do projeto Capital Europeia da Cultura: Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

Share