Município de Vila do Porto reforça rede de ecopontos na freguesia de Santo Espírito

Quinta, 06 Maio, 2021 | Fonte: CMVP

No âmbito da estratégia municipal de gestão de resíduos urbanos, o Município de Vila do Porto promoveu o reforço da recolha seletiva de resíduos recicláveis na freguesia de Santo Espírito, através da instalação de mais três conjuntos de ecopontos compostos por 3 contentores de 1500 litros, destinados à recolha de papel/cartão, vidro e plástico/metal.

A instalação dos novos ecopontos pretendeu chegar a locais ainda não abrangidos desta freguesia, designadamente Glória, Azenha e Fonte do Jordão, permitindo assim, por um lado, que o/a cidadão/ã tenha de fazer um percurso mais curto para depositar os seus resíduos, e por outro lado, aumentar a quantidade de resíduos recolhidos seletivamente que são passíveis de reciclagem, por forma a cumprir os objetivos estabelecidos na legislação.

Separar as embalagens e contribuir para a sua reciclagem está ao alcance de qualquer um/a de nós. Basta separá-las em sua casa e depois depositá-las no ecoponto certo. Assim, as embalagens de papel/cartão deverão ser depositadas no ecoponto azul, as embalagens de vidro no ecoponto verde e as embalagens de plástico/metal no ecoponto amarelo.

Contudo é normal que ainda subsistam algumas dúvidas sobre a reciclagem, razão pela qual, deixamos abaixo as principais e a respetiva resposta:

•    Para onde vai o pacote de leite? E o de sumo? Esta é uma das dúvidas mais comuns e faz sentido: é que o exterior destas embalagens é de cartão, pelo que pareceria normal colocá-las no ecoponto azul. Mas não! É no amarelo. E porquê? Porque também são compostas por plástico e alumínio. Depois, no processo de reciclagem, os três materiais são separados. Esta regra aplica-se a embalagens semelhantes, como os pacotes de natas ou de polpa de tomate.

•    Parti um copo. Posso colocá-lo no ecoponto? Não, nem tudo o que é vidro pode ser colocado no ecoponto verde. Ali só têm lugar embalagens: garrafas, frascos, boiões.  De fora ficam copos, pratos, pirex, espelhos, vidros de janelas ou peças de cerâmica. É que são fabricados com vidro que fundem a diferentes temperaturas, pelo que não podem ser misturados, sob pena de prejudicarem a reciclagem.

•    O que faço com a caixa de pizza? O mais provável é que tenha gordura, pelo que, apesar de ser cartão, não pode ir para o ecoponto (seria o azul). É que a sujidade inviabiliza a reciclagem destes materiais – afinal, não é possível lavá-los. É por isso também que os lenços de papel, os guardanapos, o papel de cozinha e o papel higiénico não podem ser reciclados. O seu destino é, pois, o lixo indiferenciado.

•    É preciso lavar as embalagens? Não, basta escorrer para eliminar o máximo de resíduos. Depois, é só colocar no ecoponto certo: as embalagens de vidro no verde, as de plástico e de metal no amarelo. No caso das garrafas de plástico, o melhor é espalmá-las, para que ocupem menos espaço. Deixe ficar a tampa e o rótulo também.

•    A tinta chegou ao fim. Posso colocar a caneta no ecoponto? Não. Apesar de ser de plástico, a caneta não é uma embalagem. O mesmo se aplica a outros utensílios de plástico, como pentes ou réguas, e de metal, como baldes, tachos ou tampas. O melhor é tentar reutilizá-los: com alguma criatividade, um balde velho dá um vaso para flores, por exemplo. A alternativa é depositar estas peças num ecocentro ou, no limite, deitá-las no lixo indiferenciado.

Fonte: Sociedade Ponto Verde

Share