Município de Vila do Porto com Bandeira Azul hasteada nas zonas balneares da Praia Formosa e Anjos

Segunda, 14 Junho, 2021 | Fonte: CMVP

No dia 14 de junho, decorreu a cerimónia do hastear das Bandeiras Azuis nas zonas balneares dos Anjos e Praia Formosa, com a presença do Presidente do Município de Vila do Porto, Sr. Carlos Rodrigues, do Vereador do Pelouro de Gestão e Intervenção Ambiental Sr. Ricardo Sousa, em conjunto com os/as representantes das várias entidades locais.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, cabendo às entidades gestoras das praias, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas, a respetiva candidatura e cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Ao galardão Bandeira Azul, associaram-se em ambas as zonas balneares, a Bandeira Qualidade de Ouro 2021, distinguidas pela Quercus-Associação de Conservação na Natureza, com base em critérios relacionados com a qualidade das águas nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020) e a Bandeira Praia Acessível-Praia para Todos!, nos Anjos, atendendo que, continua a ser o único espaço balnear do concelho, que reúne as condições de acessibilidade para as pessoas com mobilidade condicionada.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, destacou o constante empenho da autarquia, bem como, os investimentos que têm vindo a ser realizados anualmente, com vista à melhoria das condições ao nível destas infraestruturas balneares, permitindo assim a fruição da prática balnear em segurança.

A época balnear inicia-se a partir de 14 de junho e termina a 15 de setembro, garantindo assim o Município de Vila do Porto, enquanto entidade gestora das zonas balneares dos Anjos e Praia Formosa, os serviços de vigilância e assistência a banhistas com a presença de nadadores salvadores, a cargo da Associação de Nadadores Salvadores dos Açores – ANSA.

Share