Lançamento do Vídeo “Sentidos da Natureza” em Língua Gestual Portuguesa

Sexta, 18 Junho, 2021 | Fonte: CMVP

Decorreu ontem, dia 17 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do vídeo em língua gestual portuguesa intitulado “Sentidos da Natureza”.

Este vídeo resulta do bom entendimento existente entre os vários gabinetes municipais que desenvolvem atividades de educação ambiental, no âmbito do programa Bandeira Azul, proporcionando assim ações direcionadas a todas as faixas etárias e com diferentes limitações físicas e psíquicas e que, para além de fomentar o convívio e a troca de experiências intergeracionais, promovem ainda a inclusão social. 

Tendo em conta a situação pandémica que se vive desde 2020, e na impossibilidade de desenvolver atividades presenciais com os/as idosos/as do Grupo Sénior de Santa Maria, houve necessidade de as reajustar, direcionando-as um pouco mais para as plataformas digitais de forma a se obter o efeito multiplicador pretendido. 

Assim surgem os “Sentidos da Natureza”, um projeto inédito inserido neste Programa, que nasce da preocupação de incluir a população surda e a Língua Gestual Portuguesa nas atividades de educação ambiental do Município para que a mensagem seja entendida pelo maior número de pessoas possível, através de imagens, sons, legendas escritas, voz, e a interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Todo o trabalho realizado durante a preparação e realização deste vídeo, para além da parte técnica teve o acompanhamento, a supervisão e a participação da Professora de Língua Gestual Portuguesa da Escola Básica Integrada de Santa Maria - Susana Fonseca para que a mensagem fosse a mais verdadeira e real possível. 

O Município de Vila do Porto congratula o trabalho e dedicação de todas as pessoas envolvidas neste projeto, nomeadamente à Professora e aos seus alunos: Lourenço Rego, Francisca Bairos, Amélia Câmara, Henrique Monteiro, Miguel Monteiro e Rodrigo Almada que lhe deram alma e ainda à Lucélia Lopes que deu voz a este projeto. 

O vídeo poderá ser visualizado através de diversas plataformas digitais do Município.

Share