Casa Multifunções Manuel de Freitas Moura em São Pedro

Terça, 12 Outubro, 2021 | Fonte: CMVP

Volvido cerca de um mês após a abertura da Casa Multifunções Manuel de Freitas Moura, perante os familiares e habitantes da freguesia de São Pedro, é tempo de fazer uma breve apresentação do projeto para conhecimento geral das pessoas que se interessam verdadeiramente pelo desenvolvimento da nossa terra nas mais diversas áreas.

A designação, conforme consta na placa afixada no primeiro piso (Sede do Grupo Desportivo de São Pedro), é um tributo pela Dedicação e Dinamismo do Manuel de Freitas Moura ao Desporto, especialmente ao Futebol da Freguesia de São Pedro e de Santa Maria, onde granjeou e espalhou amizade por uma grande parte da população, nomeadamente dos jovens que ajudou a formar não só como atletas, mas também como pessoas.

No rés-de-chão está a funcionar um Posto de Turismo, um Espaço TIC e um Pólo da Biblioteca Municipal com a gestão a cargo do Município, nomeadamente da Coordenadora da Biblioteca Municipal, Lisete Cabral.

O Posto de Turismo funciona na antiga taberna e mercearia que foram recuperadas na íntegra ao abrigo de uma proposta do Orçamento Participativo Municipal apresentada pelo cidadão Jorge Santos.

O Espaço TIC e Pólo da Biblioteca funcionam no restante espaço do rés-de-chão.

Foi também criado um novo Parque de Estacionamento para apoio às atividades a decorrer no Centro da Freguesia, com um terreno circundante disponível para a implantação de um Parque Urbano dimensionado às necessidades da freguesia. 

Com o horário de funcionamento, das 10h30 às 17h30, este é um espaço, que o executivo considera ser uma mais valia para a freguesia e que explorado com a dinâmica e proatividade que os/as colaboradores/as do Município nos habituaram poderá tornar-se num ponto de encontro e de referência quer para a população, quer para quem nos visita.

É um projeto que, pensamos, vem acrescentar valor à freguesia a exemplo da Requalificação Integral das Estradas e Rede de Águas dos Piquinhos, da Trevina, dos Covões, do Alto Nascente, de vários caminhos em parceria com a Junta de Freguesia, da Construção da Praça de São Pedro e da Requalificação do Polidesportivo da Escola de São Pedro, este por sinal construído nos finais dos anos 80, dotado com luz no início dos anos 90 e agora remodelado com um piso de relva sintética, com uma vedação condigna e com as condições  apropriadas para a prática desportiva ao ar livre.

Share