Santa Maria marca presença em Conferência sobre Sustentabilidade

Sexta, 19 Novembro, 2021 | Fonte: CMVP

Bárbara Chaves, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, participou na Conferência “Portugal Smart Cities Summit”, que decorreu na FIL, em Lisboa, durante os últimos três dias. 

Na ocasião, e destacando serem as medidas associadas ao desenvolvimento sustentável um dos principais objetivos do atual Executivo Camarário, quer desde as vertentes económicas, sociais e ambientais, desde que tenham em vista a adoção de práticas mais sustentáveis na ilha de Santa Maria, a autarca Mariense destacou a importância da Autarquia ter marcado presença no evento.

“Manter-se contato com outros Municípios que já aplicam medidas sustentáveis relativas à gestão dos resíduos ou à qualidade da água, assim como às questões da mobilidade dos cidadãos e eficiência energética, é importante para nós, porque queremos aplicar medidas já experimentadas por outros e que tenham tido resultados positivos, de forma a não se perder tempo com experimentalismos que podem não ser tão bem-sucedidas”, assegurou a edil.

Para além destas áreas, foram também debatidas na conferência temas como o financiamento através dos Fundos Comunitários e do Plano de Recuperação e Resiliência, Sistemas Tarifários de Águas e Resíduos, Transição Digital, Alterações Climáticas, entre outros. 

“Foi ainda importante contatar-se com empresas que prestam serviços nestas áreas, com larga experiência em outros municípios e que conhecem bem os diversos setores”, refere Bárbara Chaves. 

“Para este executivo, tudo o que for importante implementar em Santa Maria e dentro das possibilidades e competências do Município, iremos fazê-lo, a bem dos Marienses”, concluiu a Autarca.

Share