Município de Vila do Porto inicia em 2022 a monitorização de roedores em todas as freguesias do concelho

Segunda, 17 Janeiro, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto iniciou, em 2022, o projeto de monitorização, controlo e combate aos roedores na ilha de Santa Maria, nas zonas urbanas, já tendo realizado a primeira ação na freguesia de Santa Bárbara.

O projeto envolve a disponibilização de estações rateiras localizadas estrategicamente nos espaços públicos do concelho, que permitem aos serviços municipais executar monitorizações do consumo de rodenticida, com uma periodicidade mensal, em cada uma das 5 freguesias do concelho, para avaliar o controlo da densidade das populações de ratos nas áreas urbanas.

Os dados obtidos permitirão aferir a flutuação da densidade dos roedores em cada uma das freguesias, para adoção das melhores medidas de controlo a esta praga.

Esta medida, tem estado em vigor nos últimos anos com o objetivo de travar e controlar a presença de roedores na ilha, enquanto mais uma ação em prol da saúde pública dos marienses.

Este é um projeto que consiste na aplicação de um conjunto de várias medidas preventivas, corretivas e de eliminação, pelo que importa que todas as entidades, públicas e privadas, dos mais diversos setores estejam conscientes da sua importância.

Neste sentido, o executivo camarário já esteve reunido com as Juntas de Freguesia, apelando à colaboração na implementação das diversas medidas, mas também, na sensibilização da população para os trabalhos que estão a ser efetuados na monitorização, controlo e combate aos roedores.

Share