Município de Vila do Porto promoverá Jornadas de Agricultura em junho

Segunda, 02 Maio, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto irá promover umas Jornadas de Agricultura, durante as festas do Concelho de Vila do Porto, em parceria com a Associação Agrícola de Santa Maria.

A Presidente da Câmara explicou que foi lançado o desafio à Associação Agrícola para a realização destas jornadas, possibilitando a “partilha de experiências nas áreas que se considerem mais importantes a desenvolver na ilha e de se adquirirem novos conhecimentos”.

Bárbara Chaves adiantou esta informação nas comemorações dos 35 anos da Associação Agrícola de Santa Maria, uma instituição “muito importante para a ilha”, que se tem sabido desenvolver e criado os mecanismos adequados para o desenvolvimento da agricultura de Santa maria, “superando os vários desafios que o setor enfrenta”.

A autarca reforçou, ainda, o “trabalho, o empenho, a persistência e a dedicação” dos agricultores marienses, promovendo o crescimento e desenvolvimento do setor, através da sua diferenciação e modernização, o que permite criar valor.

Numa altura onde se verifica a diminuição da produção de leite noutras ilhas, Bárbara Chaves referiu que o aumento da produção de carne “poderá ser uma mais valia para se acrescentar valor à nossa carne” e permitir uma maior competitividade no mercado, salientado a importância de investimentos como o projeto do Centro de Acabamento e engorda de Bovinos de Santa Maria.

Relativamente ao setor da água, uma nota para o facto de, a partir de hoje, em parceria com o IROA, as Ilhas de Valor e a Associação Agrícola de Santa Maria, entra em funcionamento o Serviço de Abastecimento em Posto de Distribuição de Água Agrícola/Pecuária, permitindo uma maior sustentabilidade deste recurso. Acresce ainda o investimento no Caminho da Lapa, predominantemente utilizado por agricultores, para que todos possam transitar em segurança, usufruindo ainda do posto de distribuição existente nesta área.

Share