Biblioteca Municipal de Vila do Porto inaugura exposição “Na rota das grandes manchas” de Pepe Brix a 17 de junho

Segunda, 13 Junho, 2022 | Fonte: CMVP

A Biblioteca Municipal de Vila do Porto irá receber a exposição fotográfica de Pepe Brix – “Na rota das grandes manchas” – de 17 de junho a 6 de agosto, estando a inauguração marcada para o dia 17, pelas 21H30.

Este é um momento aberto a toda a comunidade, onde o fotógrafo terá a oportunidade de fazer uma breve visita guiada pelas fotografias que apresenta, dando a conhecer um pouco mais do projeto que retrata o mundo da pesca artesanal no arquipélago dos Açores, com enfoque nos grandes cardumes de espécies como o atum patudo e o bonito.

“Na rota das grandes manchas” retrata a relação ancestral entre as velhas artes de pesca e um animal extraordinário, como o atum, tendo o fotógrafo embarcado no quotidiano da traineira mais bem sucedida, num ano (2016) infeliz para os atuneiros que operam no arquipélago dos Açores.

O fotógrafo mariense acompanhou a traineira Mestre Soares de Vila do Porto, colocando também a ilha de Santa Maria em destaque no que respeita àquela que tem de ser a pesca sustentável na Região.

Numa altura em que a preservação dos oceanos e dos ecossistemas marinhos está na agenda da ordem do dia, Pepe Brix deixa uma porta aberta, por via de fotografias documentais, para que se fale sobre a sustentabilidade da pesca nos Açores, enquanto um setor de elevada importância para a Região.

Rotinas, códigos de condutas, espera, silêncio, artes de pesca tradicionais e persistência são algumas palavras-chave que tentam resumir o que só os olhos podem presenciar: no mar, pela lente de Pepe Brix, e em terra, pelo olhar de todos os que visitarem a exposição.

Para Pepe Brix, “a arte de pesca salto e vara tem mostrado, de forma cada vez mais clara, a importância de reforçar e apoiar pescarias de pequena escala, onde se emprega a grande maioria das pessoas que trabalham na indústria da pesca e onde se pesca de forma muito mais sustentável, para que se abrande, de alguma forma, o crescimento desenfreado da pesca industrial de atum”.

A exposição “Na rota das grandes manchas” já passou por Marrocos, Cabo Verde, Lisboa e Açores (Flores, São Jorge, Faial e Pico). Em Santa Maria, poderá ser visitada na Biblioteca Municipal de Vila do Porto à segunda-feira das 10H00 às 19H00 e de terça a sexta-feira das 09H00 às 18H00.

Sobre Pepe Brix:

Pepe é um vagamundo. Esse mundo com várias pontas, unido por vários pontos, atravessado por uma infinita ponte, que parte e chega dentro do coração. É fotógrafo, o que equivale dizer que olha acima dos outros, que vê̂ o que os outros não veem e que observa a alma instantânea das coisas que falam devagar.

Tudo começou nessa ponta do mundo, no meio do atlântico, chamada Acores, num dos seus pontos mais pequenos: a Ilha de Santa Maria. Nasceu em 1984 numa família habituada a estender pontes para os outros. Aprendeu o ofício sem o saber, que há́ linguagens que não se aprendem, mas que se desvendam, de forma cardíaca, ao som da música, no chão das cidades, na altura das montanhas. A fotografia foi, assim, o laboratório onde a humanidade se revelou um mistério fabuloso, por haver tantos rostos soltando pontas, por haver tantos pontos a serem cruzados e a ponte a seguir, feliz de ir em frente, mesmo quando recua.

Do Porto à Hungria, da Califórnia ao Ecuador, da Índia ao Nepal, pontas que contaram a dimensão humana dos sentidos, expondo os pontos, erguendo pontes. Pontes que atravessaram cordilheiras e chegaram à Terra Nova, como navegador da retina humana, que tudo vê, mas nem sempre percebe o que regista. Por isso, o tamanho do seu coração, para caber o que uma moldura não aguenta: a frequência de uma humanidade que celebra a sua própria humanidade, acima de tudo.


Mais informações: https://www.pepebrix.com/

Share