Município de Vila do Porto disponibiliza “Casa dos Livros” em todas as freguesias do concelho

Terça, 05 Julho, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto disponibiliza, a partir de hoje, 5 julho, o projeto de minibibliotecas – “A Casa dos livros”, em todas as freguesias do concelho.

“A Casa dos Livros” é um projeto educativo e cultural, que visa tornar os livros e a literatura acessíveis, a toda a população, de forma simples, democrática e descentralizada, através da instalação de minibibliotecas comunitárias em todas as freguesias do concelho.

Esta iniciativa do Município de Vila do Porto, dinamizada pela Biblioteca Municipal e com a colaboração das Juntas de Freguesia, acompanha os mais recentes programas de promoção do livro e da leitura implementados em várias cidades nos mais diversos países.

 “A Casa dos Livros” assenta no conceito de “Levar, doar, ler e devolver”, sendo que a minibiblioteca é de livre acesso, sem presença de funcionário, sem multas ou prazos da devolução. A sustentabilidade do projeto assenta na confiança e na cidadania responsável.

Nas minibibliotecas, os leitores poderão encontrar livros de diversos estilos e temáticas, dirigido a adultos, crianças e jovens, em língua portuguesa e estrangeira. O acervo de livros é garantido pela Biblioteca Municipal, mas todos os cidadãos são convidados a doar livros, diversificando a oferta e dando ao projeto uma dimensão colaborativa e verdadeiramente comunitária. 

“A Casa dos livros” é mais um passo na implementação da política cultural, do atual executivo no âmbito da ação descentralizada “Cultura em movimento”, através duma estratégica que afirma a Biblioteca Municipal como uma Biblioteca de 3ª geração ainda mais próxima da comunidade, dedicada a todas as idades, todos os níveis socioculturais, que provoque a interação com os cidadãos e que responda de forma ativa às necessidades e aos desafios do século XXI.

As “Casa dos Livros” passam a ficar disponíveis no mês de julho, por ser este o mês em que se assinala o Dia Mundial das Bibliotecas.

Para mais informações, contactar a Biblioteca Municipal de Vila do Porto através de biblioteca@cm-viladoporto.pt ou 296 883 438.

Share