Município de Vila do Porto lança livro “o povo pode tanto e mais que el-rei”

Segunda, 18 Julho, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto promoverá o lançamento do livro “o povo pode tanto e mais que el-rei”, José Manuel Reis Leite e Manuel Augusto de Faria, no dia 5 de agosto, pelas 21:00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.

Este momento contará com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, e apresentação e contexto histórico a cargo do investigador e Diniz Rezendes, com moderação do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Domingos Barbosa.

Neste livro, José Manuel Reis Leite e Manuel Augusto de Faria apresentam um momento da história da ilha de Santa Maria sobre o motim popular de 10 de maio de 1827, a partir de correspondência e documentação sobre este episódio.

Revisitando esta documentação e correspondência, os autores explicam que “mostrou-se ela tão rica sobre a sociedade e a economia, não só de uma pequena ilha periférica, mas também do conjunto do arquipélago até, pelo menos, ao triunfo do liberalismo, e igualmente contextualizante de movimentos de protesto idênticos a este de 1827 em Santa Maria que eclodiram noutras partes, quer antes, quer durante a Capitania-Geral, que não resistimos à tentação de tudo publicar em edição específica e de divulgação, adaptando os documentos à ortografia atual”.

Esta é uma obra que não se trata apenas do motim, mas sim de uma leitura pessoal, com base nas fontes existentes.

O Município de Vila do Porto associa-se a esta obra pela oportunidade de publicar mais um período, ou um episódio, sobre a história de Santa Maria e dos Açores. 

Segundo a Presidente da Câmara, “esta publicação faz-nos crer que há tanto da história dos Açores e de Santa Maria por contar”, motivo pelo qual o Município acolhe esta edição, acrescendo o facto de se tratar “de mais um elemento para o conhecimento histórico, cultural e político de Santa Maria”.

Share