Nas primeiras chuvas de outono adote medidas preventivas

Sexta, 23 Setembro, 2022 | Fonte: CMVP; SRPCBA

As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações de resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas) originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar cortes de vias de comunicação, inundações em edifícios e outras situações indesejáveis. 

Algumas inundações podem prever-se conforme os avisos meteorológicos emitidos pelas entidades oficiais, contudo, chuvas fortes e repentinas podem ocorrer sem que sejam emitidos os devidos alertas e avisos em tempo oportuno junto das populações. Assim para diminuir e evitar prejuízos materiais, ou mesmo perdas humanas, deve manter-se informado acerca dos procedimentos adotar nessas situações. 

Antes de uma inundação:

- Realize a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos jardins, quintais ou varandas;

- Limpe sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados da sua habitação;

- Retire, do quintal ou jardim, objetos que possam ser arrastados pelas águas e entupir os sistemas de escoamento;

- Faça um seguro da sua habitação e dos seus bens.

Na iminência ou durante uma inundação:

- Procure dar apoio a quem mais necessite (crianças ou idosos).

- Faça uma pequena lista de objetos e documentos importantes a levar em caso de evacuação, devidamente protegidos num saco plástico;

- Tenha acessível um estojo de emergência com rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros, medicamentos essenciais e agasalhos;

- Proteja os seus animais de companhia;

- Acompanhe o evoluir da situação junto das entidades competentes e pelos órgãos de comunicação social. Cumpra as indicações que forem transmitidas.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, consulte os folhetos em anexo ou contacte o seu Serviço Municipal de Proteção Civil.

E-mail: smpc@cm-viladoporto.pt | Telefone: 296 820 233

Share