Seniores partilham testemunhos de vida sobre a importância da escola

Quarta, 28 Setembro, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto, através do Serviço de Ação Social, desenvolveu nos dias 26 e 27 de setembro duas tertúlias intergeracionais junto dos/as jovens do 9.º B e 9.º C da Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

As ações, enquadradas na Iniciativa Nacional Educação e Formação de Adultos – Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias, consistiram na partilha de testemunhos de vida por parte das seniores sobre a sua experiência escolar.

Os/as jovens tiveram oportunidade de perceber a forma como o sistema escolar estava montado no antigamente, as dificuldades e desafios que as crianças e as famílias tinham de enfrentar, bem como as implicações que a escolaridade, ou a falta dela, tiveram no futuro destas seniores.

Do debate gerado foi possível perceber a evolução das práticas educativas, as relações entre familiares e professores, bem como as oportunidades que o atual sistema de ensino proporciona.

No final cada jovem foi desafiado a dizer numa palavra o que significava a escola para eles/as, sendo as mais frequentes “futuro”, “oportunidade” e “emprego”.

Share