Município de Vila do Porto assina declaração de compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Água

Segunda, 21 Novembro, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto assinou uma declaração de compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Água, em conjunto com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

Segundo a Presidente do Município, “esta é uma forma de demonstrarmos a atenção que efetivamente estamos a ter nas questões fundamentais do nosso território, permitindo que a gestão dos nossos recursos seja desenvolvida de uma forma sustentada, com uma visão de futuro”.

“A atuação deste Executivo Municipal tem se pautado por incluir ações ao nível da gestão da água, enquanto bem de primeira ordem, em que queremos prosseguir com investimentos na reabilitação e modernização da rede pública de abastecimento da água, monitorizando fugas e perdas, protegendo as nossas nascentes, armazenando e rentabilizando este recurso da forma mais sustentável”, sublinhou.

Na declaração conjunta assinada, pode ler-se que este é um compromisso que visa “impulsionar os esforços necessários para a Adaptação e a Mitigação às Alterações Climáticas, em particular no que se refere aos serviços de água, para garantia das gerações futuras”.

Em termos de medidas, destaque para a mitigação, com ações relacionadas com a economia circular e com a melhoria da eficiência energética, hídrica e do aproveitamento dos recursos naturais, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono.

“Não obstante todo o trabalho já desenvolvido até à data, estamos certos de que, no seu conjunto, o setor dos serviços de abastecimento e saneamento de água urbana pode ir mais longe no seu dever de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática”, pode ler-se no compromisso conjunto.

Acresce que, para uma adaptação eficaz, importa “aplicar o melhor conhecimento e experiência em diagnosticar e prever os impactos que se geram na disponibilidade de água, tanto em qualidade como em quantidade, e em fenómenos extremos como as secas e inundações, que estão a aumentar em frequência e intensidade e que afetam e afetarão de forma direta os serviços de abastecimento e saneamento”.

Este trabalho em parceria com a APDA reveste-se da maior importância, uma vez que se trata de uma Comissão Especializadas de Adaptação às Alterações Climáticas, onde elementos de diversas entidades representativas de várias regiões do país, desde entidades gestoras, proteção civil e Academia, debatem este tema desenvolvendo ferramentas de apoio à adaptação por parte do setor.

Share