Município de Vila do Porto divulga Programação de Natal 2022

Terça, 22 Novembro, 2022 | Fonte: CMVP

O Município de Vila do Porto apresenta um conjunto de ações para celebrar o Natal de 25 de novembro a 31 de dezembro com atividades para todas as gerações.

Este ano, as ações começam no dia 25 de novembro com a Abertura da Iluminação de Natal e do Mercadinho de Natal, na Igreja Nossa Senhora da Vitória, pelas 19H00, associando-se assim também à “Black Friday”, enquanto uma data que inaugura a temporada de compras natalícias. Este dia contará com animação de rua da Banda Recreio Espirituense e dos Finalistas da Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Haverá espaço ainda para uma mostra de vitrines, por parte de alguns comerciantes, uma parceria com a ACSIISMA - Associação Comercial e Industrial da Ilha de Santa Maria.

A partir desse mesmo dia, também em parceria com a ACIISMA, decorrem vários sorteios “+ comércio local”, com o objetivo de dinamizar o comércio tradicional local. Os sorteios estão agendados para os dias 25 de novembro, 2, 9, 16, 23 de dezembro e 6 de janeiro. 

A 8 de dezembro, o centro de Vila do Porto recebe um cortejo e é palco de um momento musical de Ernesto Bica e Roberto Freitas, organizado pelo Município, que também colabora com o concurso de montras, este último promovido pela CCIPDL.

Em termos artísticos, a Biblioteca Municipal inaugura, a 12 de dezembro, uma exposição fotográfica do jovem mariense José Henrique Andrade, intitulada “Escaldões, Cavalas e Maços a Meias”.

No último dia de aulas, 16 de dezembro, o Natal é das crianças, com um desfile das Escolas do Pré-escolar e 1.º Ciclo desde a EB1/JI Vila do Porto e o Jardim Municipal, contando com atividades para os mais novos. Ao final do dia, todas as gerações se reúnem para uma Cantata de Natal junto do Convento de Santo António para celebrar esta época festiva.

A programação contará ainda com um concerto d’Os Tulha (a 21 de dezembro) e animação de rua com os Finalistas (22 de dezembro) e com os Bey Já Tum (23 dezembro), para além das barraquinhas no Jardim Municipal.

A 22 de dezembro, a tão icónica e esperada chegada do Pai Natal no Aeroporto de Santa Maria, pelas 11H40, tornando viva esta tradição que faz parte do património cultural imaterial dos marienses.

A Igreja Nossa Senhora da Vitória volta a receber o Mercadinho de Natal, dando visibilidade aos artesãos marienses, aberto de segunda a sábado das 10H às 18H. Contará com trabalhos de artesanato ao vivo todos os sábados das 14H30 às 16H00.

Para mais informações de localização, horário e datas, consultar aqui: https://www.exploresantamaria.pt/eventos/programacao-de-natal-2022/ 

Share